sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Parabéns à você, nesta data querida, muitas.... e Santo do dia de hoje São Materno de Colônia


ANTONIO LOPES GOMES,
FLAVIO FABIANO RODRIGUES,
GERALDO DOS SANTOS VIEIRA,
HUGO KRAHENBHUL LEITÃO FREIRE,
ILDEBRANDO MACHADO VILELA,
IVAN ANTONIO FLORINDO,
IVANIO GERALDO LEMOS,
JOSE SIDNEI TOLENTINO MARQUES,
MARIA ALDAIR DOS SANTOS TOSCANO, 
NATALIA DE OLIVEIRA GONÇALVES,
OSTRELO OTÁVIO
PAULO AFONSO BORGAS CORREIA e
RUBENS SAMUEL BIROLLI JUNIOR.

Parabéns pela passagem de seu aniversário. 
CongratulaçõesSR!!!! 

Santo do dia de hoje 
São Materno de Colônia

É conhecido apenas como o primeiro bispo da história cristã da cidade de Colônia, na Alemanha. Desde o século IV, criou-se uma tradição cristã, na cidade de Trier, na Alemanha, segundo a qual Materno teria vindo da Palestina. E não é só isso: o próprio apóstolo Pedro é que o teria enviado para divulgar o Evangelho ao mundo germânico. 
Essa tradição fazia de Trier a primeira sede episcopal cristã da Alemanha, portanto dotada de jurisprudência sobre as demais, por uma questão de antigüidade. 
A figura de Materno, o bispo de Colônia, é, de fato, muito importante para a história da Igreja, que já estava liberta das perseguições externas, graças ao imperador Constantino. Mas a Igreja continuava exposta às divisões internas dos cristãos, que, insistentemente, prejudicavam a si próprios. 
Materno é um de seus pacificadores, convocado a deixar a Alemanha para resolver um grande conflito nascido no norte da África: o cisma donatista. Liderados pelo bispo Donato, esse grupo de radicais tinha uma visão extremamente elitista, era totalmente contrário às indulgências e pregava a segregação dos bons cristãos daqueles infiéis e traidores. Os donatistas consideravam traidores os cristãos que, por medo, durante a perseguição do imperador Diocleciano, haviam renegado a fé e entregado os livros sagrados às autoridades romanas. Até mesmo negavam-se a aceitar a re-inclusão dos sacerdotes que haviam agido dessa maneira, bom como a inclusão de novos sacerdotes, caso também tivessem sido considerados, anteriormente, indignos. E por isso os donatistas de Cartago não reconheciam o novo bispo, Ceciliano, porque um dos bispos que o consagraram havia renegado à fé, durante as perseguições. 
Chamado para arbitrar, o imperador Constantino, em 313, escreve ao papa Melquior, de origem africana, para convocar o bispo Ceciliano, bem como outros, favoráveis ou não à sua questão, para uma decisão final, imparcial. E ainda o informa que os bispos Materno, da Alemanha, Retício e Martino, da França, já estavam a caminho de Roma. O imperador Constantino, obedecendo às suas conveniências políticas, promoveu um ato incisivo no colegiado eclesiástico, afiançando o caso africano também aos bispos da Alemanha e da França. 
Mais nada se sabe de Materno depois dessa importante missão em Roma, que se concluiu com a sentença favorável ao bispo Ceciliano. Mas o cisma não terminou, mesmo contando, também, com a notável presença de santo Agostinho, bispo de Hipona. 
Entretanto, em Trier, a fama de santidade de seu primeiro bispo fez a figura de Materno tomar vulto e a população começa a venerá-lo. Ao longo dos séculos, a catedral de Trier, que abriga as relíquias de são Materno, foi reconstruída e, hoje, podemos ver o grau de devoção dos fiéis estampado nos vitrais desse templo. Seu culto foi autorizado pelo Vaticano, em conseqüência dessa devoção secular e ainda presente nos fiéis. A data de sua tradicional festa litúrgica, no dia 14 de setembro, foi mantida.

Mensagem de hoje

A saúde como a fortuna, deixa de favorecer 
aos que abusam dela. (Saint Evremont). 

Desejo que tenha uma ótima
sexta-feira regada de
bençãos, saúde, 
paz e amor.
Saudações 
e abraços
50412
SR!!!!
....
...
..
.

Nenhum comentário: