segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Educação promove intercâmbio ambiental entre escolas municipais e estudantes recebem orientação sobre saúde bucal


A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Educação Infantil e em parceria com o Parque Ecológico Educativo “Danilo Santos de Miranda”, promove nessa terça-feira, dia 11/9, a primeira etapa de intercâmbio ambiental entre escolas municipais.
 A iniciativa, que é um desdobramento do Encontro Mirim de Educação Ambiental promovido no primeiro semestre, vai envolver três escolas – Elvira de Guzzi Ribeiro, Fada Azul e Lydia Sanfelice.
 Segundo o professor e coordenador ambiental, Fernando Fonseca, o intercâmbio visa promover e debater a educação ambiental no município, além de estimular nas crianças a consciência e o comprometimento para a preservação do meio ambiente.
 “Nesta primeira etapa, alunos da escola Elvira de Guzzi Ribeiro visitarão a escola Fada Azul. Já os alunos da Fada Azul vão preparar a escola para receber os coleguinhas e apresentarão uma peça teatral. Todo o trabalho será acompanhado e registrado por alunos da escola Lydia Sanfelice, que vão entrevistar, fotografar e relatar dentro do conceito de Educomunicação no olhar das crianças”, afirma o professor.
 Na segunda etapa, que deverá ser realizada em 21/9, dia da Árvore, a visita será invertida – os alunos da Fada Azul vão visitar a escola Elvira de Guzzi Ribeiro.

Estudantes recebem orientação 
sobre saúde bucal 

Tem início nessa terça-feira (11/9), o projeto “Sorriso é coisa séria”, promovido pelo Sesc Rio Preto, com apoio das secretarias da Saúde e Educação de São José do Rio Preto. Voltado para crianças com idade entre 6 e 12 anos, o projeto tem por objetivo orientar sobre os principais cuidados com relação à higienização bucal e alimentação saudável.
 Segundo a dentista Ana Maria Carpes Pranke, coordenadora do programa de saúde bucal da Secretaria de Saúde, o projeto consiste em educar as crianças por meio do teatro. “Será encenada uma peça teatral – Tonico, boca de penico –, trazida pelo Sesc, que visa conscientizar os pequenos sobre a importância da escovação e de uma alimentação equilibrada”, afirma.
 Após a apresentação, as crianças participam junto com os artistas e dentistas ligados à Secretaria de Saúde e Sesc de brincadeiras que enfatizam a importância da prevenção às cáries e também vão aprender como deve ser o modo de escovação e higiene bucal corretas.
 O projeto, que vai até novembro, será realizado em 40 escolas do município. As apresentações vão ser realizadas de terça a sexta-feira, em dois horários, às 8h30 e às 14h30.
 Nessa terça-feira, a primeira escola a receber o projeto será a escola municipal Prof. Cleophas Beltran Silvente, no Jardim dos Gomes, que terá a participação de 410 estudantes.
 Em Rio Preto, o município dispõe de dentista em todas as 25 unidades de saúde do município, além de atendimento de emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Jaguaré e Região Norte. Também é mantido em escolas municipais projeto de orientação sobre saúde bucal, além de atendimento especializado a crianças até três anos de idade, por meio do Bebê Clínica, em 16 unidades de saúde.

Nenhum comentário: