sábado, 17 de dezembro de 2011

Nosso Banco de Leite faz parceria com Mirassol


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Banco de Leite Humano, fechou parceria com o PROSAD - Programa de Saúde do Adolescente, mantido pela Prefeitura de Mirassol, para orientação e doação de leite humano ao projeto rio-pretense. A iniciativa deverá aumentar o volume de doações ao Banco, o que vai auxiliar bebês prematuros e com dificuldades para se alimentar atendidos no Hospital de Base e Santa Casa de Misericórdia.
 Segundo a gerente do Banco, Silvana Aparecida Alves, por meio de reuniões periódicas com as mamães atendidas pelo PROSAD, as futuras doadoras recebem orientação sobre aleitamento, meios de doação e armazenamento do leite. “O interesse partiu da direção do programa, mas estamos abertos a novas parcerias com qualquer município da região que queira capacitar funcionários e mulheres que estão amamentando para a doação”, afirma.
 Segundo Fátima Bozelli, Coordenadora do PROSAD - Programa de Saúde do Adolescente – o projeto atende muitas adolescentes gestantes que têm condições de doar o leite e, principalmente, interesse em ajudar. Atualmente, 16 mães já se cadastraram como doadoras.
 pela Secretaria de Saúde em parceria com a Unimed e o Rotary Club Novo Cinquentenário, o Banco de Leite Humano de Rio Preto já beneficiou mais de 1,4 mil bebês prematuros, com baixo peso ou com dificuldade para sugar, desde que foi criado, em outubro de 2008.
 Doação
Podem ser doadoras as mulheres que estejam amamentando, tenham leite excedente e estejam em boas condições de saúde. Para o cadastro são solicitados os exames que a mãe realizou durante o pré-natal como HIV, sífilis e hepatite B e C.
Após a avaliação, as mães são orientadas sobre como proceder à ordenha do leite. A coleta pode ser realizada tanto no Banco de Leite como na casa da doadora, conforme orientações recebidas. Nos últimos três anos, pelo menos 2.513 mulheres foram cadastradas e doaram leite.
 Depois de coletado, o leite é submetido a exames específicos, valor calórico e acidez. Após as análises, o produto é pasteurizado no próprio Banco, amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para exame bacteriológico e somente após os resultados o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses.
O Banco de Leite Humano de Rio Preto está localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 14 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

Nenhum comentário: