sábado, 6 de agosto de 2011

Homenagem às mães que amamentam encerra Semana do Aleitamento Materno

Uma homenagem às mães que amamentam e que são acompanhadas por Unidades de Saúde e doadoras do Banco de Leite Humano, encerrou a XIII Semana do Aleitamento Materno promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Banco de Leite Humano, Unimed, Beabá Bebê e Rotary Cinquentenário Distrito 4480, no Senac, na tarde desta sexta-feira (5/8).
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Eliana Lopes, participou da homenagem às mães e destacou a importância do Banco de Leite. Ela aproveitou a oportunidade para explicar como funciona o Banco Municipal de Alimentos, administrado pelo Fundo, e os programas sociais desenvolvidos pelo órgão voltados para a criança, idoso, adolescentes e a família. “Parabenizo a todas às mães que amamentam e que são doadoras e coloco o Fundo Social à disposição”, disse Eliana.
A Semana do Aleitamento Materno, realizada simultaneamente em todo o mundo, teve início em 31 de julho com uma caminhada pelas principais ruas da área central de Rio Preto e teve o objetivo de ressaltar a importância, às mães e gestantes, da amamentação para o bebê desde o momento em que nasce até, pelo menos, completar dois anos de idade.
Na programação, houve exibição de um vídeo sobre a importância do aleitamento materno, duas apresentações de teatro com funcionários das Unidades de Saúde da Família do Jardim Simões/Renascer, além de sorteio de brindes ofertados pelos parceiros do evento.
Em Rio Preto, o índice de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança dobrou nos últimos 10 anos, segundo a Pesquisa de Avaliação de Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida, coordenada pelo projeto Amamentação e Municípios.
Em 2001, 18,1% das crianças haviam sido amamentadas exclusivamente com leite materno até o sexto mês. Em 2009, quando foi realizada a última pesquisa, que acontece a cada dois anos, o índice saltou para 36%. 
O crescimento do número de mães que amamentam os filhos com leite materno exclusivamente até o sexto mês de vida está ligado à queda na redução da mortalidade infantil no município. No ano passado, Rio Preto teve o menor índice de mortalidade, 7,08, em 31 anos.

Comunicado

A Prefeitura Municipal de Rio Preto informa que Antonio José Tavares Ranzani pediu exoneração nesta sexta-feira (5/8) da função de superintendente da Autarquia. Assume, interinamente o cargo Luciano Nucci Passoni, que atualmente exerce a função de gerente de Planejamento, Projetos e Obras do Semae. O governo agradece a colaboração de Ranzani, que exerceu sua função com competência e seriedade durante o período em que esteve à frente do Semae. 

Nenhum comentário: