terça-feira, 2 de agosto de 2011

“Às Cinco da Tarde” é o filme da SalaSESC de Cinema dessa quinta, (4)


            A programação do SalaSESC de Cinema exibe filmes premiados de vários países e contextos sociais, com a intenção de aproximar o público dessas produções, e incentivar discussões e reflexões sobre a arte cinematográfica.             O filme exibido nessa quinta, 4, é o drama Às cinco da tarde, que conta a situação em que as mulheres vivem no Afeganistão, e gira em torno da história de Nogreh, uma jovem que sonha em ser candidata à Presidência da República. A partir do momento em que as escolas aceitam o
retorno do sexo feminino em suas salas, começa a discussão sobre os direitos das mulheres e a igualdade entre os sexos.  O filme será exibido no Teatro do SESC Rio Preto, e as exibições da SalaSESC de Cinema são gratuitas. Para mais informações sobre a rogramação acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300.

Confira, abaixo, os próximos
filmes da SalaSESC de Cinema:


Dia 4
Às cinco da tarde

Direção: Samira Makhmalbaf. Irã/França: 2003, 101 min. Drama.
O filme investiga a situação das mulheres no Afeganistão ao narrar a trajetória de Nogreh, uma jovem que sonha ser candidata à Presidência da República. Assim que as escolas voltam a aceitar o sexo feminino, Nogreh retoma os estudos. Quase todas as alunas, porém, ainda usam a burca.
Aos poucos, durante as aulas, instaura-se o debate em torno da condição feminina e da possibilidade das mulheres conquistarem os mesmos direitos dos homens. Filme vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2003.
No teatro, às 20h. Grátis.
***Classificação 12 anos.

Dia 18
O Banheiro do Papa

Direção: César Charlone e Enrique Fernández. Brasil/França/Uruguai: 2007, 97 min. Drama.
1998, cidade de Melo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. O local está agitado, devido à visita em breve do Papa. Milhares de pessoas virão à cidade, o que anima a população local, que vê o evento como uma oportunidade para vender comida, bebida e os mais diversos badulaques. Beto (César Trancoso), um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas para torná-lo realidade ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa Carmen (Virginia Mendez) e o descontentamento de Silvia (Virginia Ruiz), sua filha, que sonha em ser radialista.
No teatro, às 20h. Grátis.
***Classificação 16 anos.

Dia 25
A Janela

Direção: Carlos Sorin. Argentina/Espanha: 2008, 85 min. Drama.
O último dia na vida de Antonio, um escritor de 80 anos que aguarda a visita do filho em sua fazenda no norte da Patagônia. Impossibilitado de ajudar nos preparativos, ele pode apenas observar o mundo através da janela: no horizonte, o sol domina o cenário, enquanto a nostalgia e as memórias do passado parecem invadir seu quarto.
No teatro, às 20h. Grátis.
***Classificação 16 anos.

SalaSESC de Cinema – Às Cinco da Tarde
Data: 4, quinta.
Horário: às 20h.
Local: Teatro do SESC Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Informações: (17) 3216 9300 ou acesse www.sescsp.org.br/riopreto.
Grátis.

Nenhum comentário: