segunda-feira, 14 de março de 2011

Oficina Cultural Fred Navarro tem cinema, desenho, contação de histórias e cultura afro


O mês de março na OC Fred Navarro conta com atividades em São José do Rio Preto e em mais três cidades da região: Marapoama, Meridiano e Uchoa. Acontecerão atividades nas áreas de Audiovisual, Artes Plásticas e Arte Educação. Na sede da unidade, o músico Zeca Barreto apresentará um ciclo de documentários que tem como tema movimentos musicais brasileiros. As exibições serão acompanhadas de uma breve apresentação dos gêneros musicais retratados. Os filmes apresentados serão “Cantoras do Rádio”, “Uma noite em 67” e “O Mistério do Samba”. O primeiro fala sobre a ra de Ouro do Rádio, o seguinte sobre os Festivais de Música Popular Brasileira e o último registra canções de sambistas das décadas de 40 e 50 que quase se perderam. Ainda em São José do Rio Preto, a Mestre em Estudos Linguistícos Isis de Paula propõe uma abordagem na técnica de contação de histórias que trabalha a expressividade e o aspecto lúdico desta prática. A coordenadora da aula aberta já fez a preparação de atores para filmes produzidos em nossa região. Em Marapoama, adolescentes e adultos poderão iniciar ou aprimorar seus conhecimentos em desenho com um workshop coordenado pelo premiado artista plástico Jesser Valzacchi. A pedagoga especialista em temas transversais da educação, Roseli C Cury, fará uma aula aberta em Uchoa que aborda a cultura afro-brasileira, mostrando aspectos biográficos de importantes personalidades nacionais.
Fechando a nossa programação do mês, a cidade de Meridiano poderá conferir parte da filmografia do diretor brasileiro Walter Salles, responsável por 

produções memoráveis do cinema nacional como “Abril Despedaçado” e “Central do Brasil”. Gil Piva, estudioso da área, apresentará aspectos importantes para a análise e compreensão dos longas-metragens exibidos.  
AUDIOVISUAL / MÚSICA 
CICLO DE FILMES COMENTADOS: “MÚSICA NA TELA – DOCUMENTÁRIOS QUE REGISTRAM O MOVIMENTO MUSICAL BRASILEIRO”
Coordenação: Zeca Barreto
17 a 31/03 – quintas-feiras – 19h às 22h
Dia 17/03 – “Cantoras do Rádio” – Classificação Indicativa: 12 anos
Dia 24/03 – “Uma Noite em 67” – Classificação Indicativa: livre
Dia 31/03 – “O Mistério do Samba” – Classificação Indicativa: livre
Público: Interessados em cinema e música. Verificar classificação indicativa de cada exibição.
Inscrições: 09 a 15/03
Seleção: primeiros inscritos 
50 vagas por exibição 
Este projeto apresenta a exibição de filmes que retratam períodos musicais distintos da música brasileira, propondo um resgate da cultura nacional e aprimorando o conhecimento do público acerca dos movimentos artísticos, mais especificamente, a música e o gênero cinematográfico documentário. 
Zeca Barreto é músico e compositor há mais de 10 anos. Vem realizando um trabalho que leva a MPB e a Bossa Nova em bares, teatros e casas de show. Foi premiado no Festival Tom Jobim de Música de Brasília, e no único festival de projeção nacional especificamente montado para voz e violão no Rio de Janeiro, em 2008. 
ARTE EDUCAÇÃO / LITERATURA 
AULA ABERTA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coordenação: Isis de Paula
17 e 24/03 – quintas-feiras – 14h às 17h 
Público: atores, professores e estudantes de licenciaturas a partir de 15 anos
Inscrições: 09 a 15/03
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Secretaria Municipal de Educação
Rua General Glicério, 3947 – Imperial – São José do Rio Preto/SP 
Despertar o contador de histo´ria que existe em cada um, estimulando e aprimorando sua capacidade expressiva e criativa, valorizando a relac¸a~ocom o livro como fonte de inspirac¸a~o na busca de disseminar, pela pra´tica, o direito de formar na~o somente leitores, mas, antes de tudo, cidada~os mais sensi´veis e humanos. 
Isis de Paula é graduada em Fonoaudiologia pela UNESP e mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Tem atuado na preparação de vocal de atores, e ministrado palestras nessa área. 
ARTES PLÁSTICAS 
WORKSHOP DE DESENHO
Coordenação: Jesser Valzacchi
17 a 31/03 – quintas-feiras – 14h às 17h 
Público: Interessados com conhecimento em desenho a partir de 14 anos
Inscrições: 09 a 15/03
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: EMEF “Faride Aborihan” 
Av. Consolação, 20 – Centro – Marapoama/SP 
Esta atividade ensina técnicas de desenho dentro do estilo acadêmico, desenvolvida passo a passo, com base teórica. As matérias trabalhadas serão a técnica do quadriculado e técnicas de colorização e preenchimento, como sombreamento, volume, luz e sombra, para que o aluno tenha condiçõesde fazer seus trabalhos posteriormente. 
Jesser Valzacchi possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, fazendo aperfeiçoamento de técnicas com outrosartistas. Com uma extensa lista de telas expostas e premiadas, recebeu em 2010 medalha de ouro no 14º Salão de Artes Plásticas de Catanduva e 

também no III Salão de Artes de São José do Rio Preto. 
ARTE EDUCAÇÃO / CULTURA GERAL 
PALESTRA SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA “A COR DOS NOSSOS HEROIS”
Coordenação: Roseli C Cury
16/03 – quarta-feira – 14 às 17h
Público: professores, estudantes e interessados no tema a partir de 15 anos.
Inscrições: 09 a 14/03
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas
Local: Estação Cultura
Rua Abel Castanheira, s/n – Centro – Uchoa/SP 
Esta atividade apresentará a história da cultura afro-brasileira, para que os participantes conheçam a herança africana que construiu a identidade nacional; com a exibição de vídeos que apresentam aspectos da biografia de ilustres cidadãos e cidadãs brasileiras afro-descendentes, atuantes na nossa História nos campos da cultura, ciência e vida política. 
Roseli Cury é graduada em Pedagogia, possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Arte Educação e Tecnologias Contemporâneas, e Educação Especial, além de aperfeiçoamento em Educação Ambiental. A profissional tem ministrado cursos e palestras na área de arte educação, diversidade e etnias, ensino e sustentabilidade. 
AUDIOVISUAL 
CICLO DE FILMES COMENTADOS: “O CINEMA DE WALTER SALLES”
Coordenação: Gil Peixinho Piva
16 a 30/03 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Dia 16/03 – “Abril Despedaçado” – Classificação Indicativa: 14 anos
Dia 23/03 – “Central do Brasil” – Classificação Indicativa: Livre
Dia 30/03 – “Terra Estrangeira” – Classificação Indicativa: 16 anos
Público: Interessados em geral, independente de conhecimento prévio na área audiovisual. Verificar classificação indicativa de cada exibição.
Inscrições: 09 a 14/03
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas por exibição
Local: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Rua João Savazzi, 1572 – Centro – Meridiano/SP 
Esta atividade destina-se aos interessados na arte cinematográfica, sobretudo na produção nacional do final dos anos 90 e início dos anos 2.000, que tem no cineasta Walter Salles um de seus expoentes. As exibições e discussão sobre os filmes tem como objetivo formar expectadores mais críticos, instigando-os para a apreciação de filmes. 
Gil Peixinho Piva é graduado em Letras e possui especialização em Literatura e Artes Visuais. Já realizou várias atividades de discussão e análise de 
obras cinematográficas e realizou diversos vídeos independentes; todos curtas-metragens. 
*** Inscrições a partir de 9/2 às 12h.*** 
*** Atividades Gratuitas*** 

Oficina Cultural Fred Navarro
R Coronel Spínola de Castro 5084 Imperial - 15015-500
São José do Rio Preto / SP
Informações: 17 3234 2405 | 3212 9235
frednavarro@oficinasculturais.org.br 
site: www.oficinasculturais.org.br

Nenhum comentário: