sábado, 22 de maio de 2010

Correios lançaram no dia 13 de maio e divulgam em selos o XVI Congresso Eucarístico Nacional

Os Correios lançaram no último dia 13 de maio, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), às 20h, um bloco postal (emissão especial) com dois selos, que registra, com grande júbilo, o XVI Congresso Eucarístico Nacional. O lançamento ocorreu durante a missa de abertura do evento.
A emissão filatélica faz parte da série Brasília – Sonho e realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional.

O bloco reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: no selo à direita, o Catetinho (a primeira residência oficial do Presidente da República, na nova capital), e a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK). No selo à esquerda, a Catedral Metropolitana (tendo, à sua direita, a logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Ilustrando o bloco, à esquerda, a logomarca do cinquentenário de Brasília), no centro, a estátua dos Candangos, unindo os dois selos, formando um se-tenant, e, nos extremos, as mais novas e belas obras arquitetônicas da cidade, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK. O bloco, no formato de um pássaro, mostra, na parte superior, em linhas tênues, o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios, nas tonalidades predominantes em abril, mês da inauguração de Brasília. O design ficou a cargo da artista Míriam Guimarães, que utilizou as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.
A tiragem é de 150 mil blocos, com valor facial de R$2,70 cada selo (R$ 5,40 o bloco). As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
Bloco Comemorativo: Conjunto de um ou mais selos de uma mesma emissão, impressos em pequena folha, que podem ser usados no todo ou em parte, no porteamento de correspondências.

Sobre o Congresso Eucarístico

O XVI Congresso Eucarístico será realizado em Brasília, de 13 a 16 de maio. O primeiro congresso eucarístico foi celebrado em 1881, em Lille, na França, por iniciativa de um grupo de fiéis leigos. Foi uma celebração solene, da qual participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. A partir de então, outros países repetiram a iniciativa.
No Brasil, até agora, já houve 15 congressos eucarísticos nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador; o último, em Florianópolis, 2006. O Papa João Paulo II esteve presente em dois: em Fortaleza (1980) e em Natal (1991). Nos demais, o Papa foi representado por um enviado especial.


Nenhum comentário: