quinta-feira, 11 de março de 2010

158 anos de São José do Rio Preto será comemorado com shows, seminário e exposições

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, definiu a grade de programação do Aniversário da Cidade, comemorado no dia 19 deste mês. Os 158 anos será celebrado de 12 a 21 de março, com apresentações musicais, oficinas, exposições e seminário. O Recinto de Exposições Alberto Berteli Lucatto receberá cinco grandes nomes do cenário musical nacional, em três dias da Feira da Solidariedade.
Dia 18 (quinta-feira) a dupla Hugo e Tiago abre a programação musical, às 21 horas. A dupla se conheceu dentro do programa “Fama 3”, da Rede Globo, e já possui quatro CDs. O último trabalho, “Sou eu” (2009), traz um repertório diversificado, que vai do sertanejo romântico ao de raiz. O show, em parceria com as Casas Pernambucanas, será precedido de um desfile. Logo após, quem sobe ao palco, às 23 horas, é o cantor Eduardo Costa. O cantor sertanejo iniciou a carreira muito cedo. Aos 12 anos, já mostrava seu trabalho nos bares de Belo Horizonte. Para esta apresentação, ele traz para a cidade o repertório do seu último CD “Tem Tudo a Ver” (2009).

Dia 19 (sexta-feira), às 22 horas, a banda Cheiro de Amor sobe ao palco com o melhor do axé music. A banda está na sua terceira formação, Alinne Rosa assumiu os vocais desde 2004. O Cheiro de Amor já tem na sua discografia dezenove CDs e dois DVDs. O último, “Cheiro de Amor Acústico” (2008), traz canções que falam de ciúme, felicidade e do amor de uma forma bem suave. As músicas “Pense em Mim” e “Dias de Sol” estão entre os hits mais tocados deste disco.

Dia 20 (sábado), para fechar a grade de shows,a cantora Maria Gadú se apresenta às 20 horas. Revelação no cenário da MPB, Maria Gadú ganhou destaque no ano passado após interpretar uma versão da música “Ne me quitte pas”, de Jacques Brel, que entrou na trilha sonora da minissérie “Maysa – Quando fala o Coração”, da Rede Globo. Em fevereiro deste ano, a cantora ganhou o Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro de “Melhor CD de música popular”, e também, ganhou o disco de ouro.Logo após, às 22 horas, a dupla sertaneja Cezar e Paulinho sobe ao palco. Na estrada desde 1974, eles vão mostrar antigos e novos sucessos, como “Você marcou pra mim” e “Pé de Bode” – aquela do refrão “puta que pariu pisa no freio Zé”. Dosando cada vez mais as músicas típicas sertanejas com temas do cotidiano, a dupla também vai apresentar “Nóis é Caibói”, “Alma Sertaneja” e “Dois amigos, dois irmãos.
Nos três dias, antes dos shows, haverá apresentações musicais de artistas locais e regionais, em parceria com a FM Diário.
A entrada é gratuita, mas quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. Além disso, o Fundo Social estará com barracas de alimentação de entidades assistenciais, montadas no Recinto.

IX Exposição Nacional de Orquídeas

Três exposições fazem parte da grade de programação do Aniversário de Rio Preto. O Júpiter Olímpico recebe, de 12 a 14 de março, a IX Exposição Nacional de Orquídeas de São José do Rio Preto.

“Rio Preto que você não vê”
Já, o saguão do Centro Cultural Daud Jorge Simão recebe a exposição “Rio Preto que você não vê”, da Afocirp – Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas de Rio Preto. Esta exposição, aberta ao público a partir do dia 16 de março, retrata os pontos da cidade que são desconhecidos para a maioria das pessoas, fotografados de diferentes ângulos.

“São José do Rio Preto em ângulos retos e certos”

No Riopreto Shopping Center, a exposição “São José do Rio Preto em ângulos retos e certos” de Edson Baffi, fica aberta à visitação pública de 11 a 21 de março.

1º Seminário do Patrimônio Histórico

Durante a programação do Aniversário da Cidade, será realizado o 1º Seminário do Patrimônio Histórico, de 15 a 18 de março, no auditório A e B da Unesp. O seminário tem como objetivo promover a reflexão sobre as diferentes práticas de atuação na área, bem como o reconhecimento do valor simbólico dos bens culturais. Podem participar pesquisadores e estudantes que trabalham e/ou estudam temas relacionados ao tema, a educação patrimonial, dentre outros representantes da sociedade. O Seminário é realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretária Municipal de Cultura, Departamento de Educação do IBILCE – Unesp, do IAB - Instituto dos Arquitetos, Comdephact - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, Sasp - Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo e Acirp - Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto.

“Eu Faço Cultura”

Rio Preto recebe dentro da programação do Aniversário, a Oficina de Percussão, do projeto “Eu Faço Cultura”, patrocinado pela Lei Rouanet. A oficina será realizada de 17 a 19 de março, das 18h30 às 22h30, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. As inscrições para a oficina estão abertas a partir desta segunda (8/3) e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br. Serão destinadas 50 vagas e podem participar crianças acima de dez anos.

Outros eventos

No dia 17 de março, o Terminal Rodoviário recebe a apresentação da Big Band, às 12 horas. Atuando na cidade desde 1996, Big Band é uma orquestra de jazz e música popular que se formou a partir da estrutura musical da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto. É composta por 11 instrumentista de sopro, pianista, contrabaixista, percussionista e baterista.

No mesmo dia, a Camerata do Festival de Música Clássica de São José do Rio Preto, se apresenta na Associação Espírita Cirinéia, no bairro São Deocleciano, às 20 hora. O grupo, orientado por Ricardo Fukuda, tem como objetivo desenvolver a prática da orquestra, trazendo no repertório músicas erudita e popular.

Bolo de 158 metros

Como já é tradição, no dia do aniversário de Rio Preto (19/3), o bolo, que neste ano terá 158 metros, será cortado às 10h30, no Recinto de Exposições Alberto Berteli Lucatto.

Nenhum comentário: