quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Página da Vida do dia 19 do mês agosto de 2008

Hoje Francisco de Morais Alves,

O Rei da Voz faria 110 anos

Francisco de Morais Alves (Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1898Pindamonhangaba, 27 de Setembro de 1952) foi um dos mais populares cantores do Brasil. Começou sua ....(Continua na edição do ano passado)..

Para ver a continuação da matéria acima ou a foto de Francisco Alves ou as biografias abaixo de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Hoje Dia Mundial da Fotografia

Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado. Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito. Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo. Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839. De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

Carlos Alberto Costa Neves Buchala, Eurípedes

Faria, Marcos Roberto Borges e José Siqueira

Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”e José Siqueira pelo livro “ A História de Catanduva de A a Z”.

Um comentário:

Alaor Ignácio disse...

Salve, Sidinei,
grande lembrança, a do Chico Alves. Ainda pequeno ouvia "Adeus, cinco letras que choram", disco do meu pai, adorado pela minha mãe (o disco e o pai) e me fascinava com aquilo tudo.
Todo o sucesso do mundo pra você.
Alaor Ignácio