sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Friedrich Engels, o filósofo alemão que foi co-autor das obras de Karl Marx



Friedrich Engels (Wuppertal, 28 de novembro de 1820Londres, 5 de agosto de 1895) foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador. Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 à janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas. Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era mais velho de nove filhos de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx. Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais: A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, publicada em 1845. Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista (1848). Escreve sozinho, porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo, como Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã, Do socialismo utópico ao científico e A origem da família, da propriedade privada e do Estado.
Principais obras para leitura: Engels 1847 - Princípios Básicos do Comunismo , Marx e Engels 1848, Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels 1850, Mensagem da Direcção Central à Liga dos Comunistas
Principais obras: A Situação das Classes Trabalhadoras na Inglaterra (1845), O Manifesto Comunista (1848); (em parceria com Marx) , Anti-Düring (1878); A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (1a. Edição: 1884 ; 4a. Edição Revisada: 1892); Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã (1888); Do Socialismo utópico ao científico (1890);.


A PÁGINA DA VIDA DE
28 DE NOVEMBRO DE 2007

No dia 28 do ano passado numa quarta-feira, nossa pagina publicou, “ ALETE- o maior reprodutor de Zebu da região” de propriedade de Manelito Serrano (Manoel Inácio Serrano Filho –(in memorium) sepultado em Campinas nos Campos Eliseos) o Zebuzão do sítio Fazenda Aroeira, próximo a cidade de Marapoama SP, foi o maior reprodutor da raça de toda região. Outra nota foi “Eta dupla boa” , com a foto dos Irmãos Vieira, posteriormente Vieira e Vieirinha, com o apoio da Fabrica de Instrumento de corda xadrez de Antonio Paulino Vieira e com a afinação de viola e violão o saudoso João Teodoro de Barros a loja sito a Rua Pedro de Toledo , 151 – Itajobi- Estrada de Ferro Araraquara-Estado de São Paulo, e mais um texto enviado por um amigo do Gabi que diz que estamos na “ Semana do Amigo” , com uma foto de 1967 , com meu amigo José Carlos Pereira Neto agachado a direita e seus amiguinhos no Sanatório de Tuberculose em Catanduva onde permaneceu em tratamento 1 ano e 6 meses.

Nenhum comentário: