terça-feira, 3 de março de 2015

Secretaria da Cultura divulga programação da III Semana José Antônio da Silva



A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, definiu a programação da III Semana José Antônio da Silva. O evento será realizado de 9 a 13 de março e é aberto a todos os interessados.
Para este ano, será realizada a “Mostra de filmes sobre Artistas Pintores – Agonia e Êxtase”. As exibições serão no Museu de Arte Primitivista, sempre às 20 horas.
Os organizadores da Semana explicam que após as apresentações serão realizados debates sobre os pintores impulsivos em várias épocas e estilos. A mediação será realizada pelo diretor do Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva, Romildo Sant’Anna.


III Semana José Antônio da Silva

Data: 9 a 13 de março

Horário: 20h

Local: Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva – rua Voluntários de São Paulo, 3.491 - Centro



Programação

Dia 9/3, segunda-feira, 20h

Sede de Viver (Lust for Life, EUA, 1956)

Narra o impressionante período da vida de Vincent Van Gogh, seu relacionamento tenso com Paul Gauguin e elementos que fundaram a estética expressionista. São mostrados quadros originais do artista, em importantes museus, galerias de arte e coleções particulares.

Direção: VincentE Minnelli e George Cukor

Com Kirk Douglas, Anthony Quinn e James Donald



Dia 10/3, terça-feira, 20h

Agonia e Êxtase (The Agony and the Ecstasy, EUA, 1965)

Cinebiografia do pintor, escultor e poeta Michelangelo Buonarroti, no período conflituoso em que realizou as majestosas pinturas da Capela Sistina, uma das mais célebres obras da história da arte. Enfoca o relacionamento tenso com o papa Julio II e as situações que levaram à transição do estilo clássico renascentista ao maneirismo italiano.

Direção: Carol Reed

Com Charlton Heston, Rex Harrison e Diane Cilento.



Dia 11/3, quarta-feira, 20h

Quem não conhece o Silva? (1979)

Documentário produzido pelo Ministério das Relações Exteriores e Funarte sobre o artista naïf José Antônio da Silva, com cenas captadas em Sales Oliveira e São José do Rio Preto.  Algumas sonoras do artista visam a revelar seu temperamento existencial e artístico.

Direção: Carlos Augusto Calil



Recordando o Silva (2012)

Fragmentos da vida e obra de José Antônio da Silva, com entrevistas exclusivas e outras coletadas de programas televisivos gravados entre 1979 e 1996, ano de sua morte. A escritora Dinorath do Valle fala sobre o descobrimento do artista, na inauguração da primeira Casa de Cultura de Rio Preto, em 1946.

Direção: Romildo Sant’Anna



Dia 12/3, quinta-feira, 20h

Frida (Frida, EUA, 2002)

Enfoca a existência dramática da pintora mexicana moderna Frida Kahlo, a concepção de algumas de suas mais famosas obras e seu relacionamento com o pintor muralista Diego Rivera e o intelectual marxista Leon Trotsky.

Direção: Julie Taymor

Elenco: Salma Hayek, Alfred Molina, Geoffrey Rush, Ashley Judd, Antonio Banderas.



Dia 13/3, sexta-feira, 20h

Moça com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring, Reino Unido, 2003)

Circunstâncias que supostamente levaram o pintor barroco holandês Johannes Vermeer a realizar uma de suas mais importantes obras, hoje exposta no Museu de Haia.

Direção: Peter Webber

Elenco: Colin Firth, Scarlett Johansson e Tom Wilkinson. 

Nenhum comentário: