sexta-feira, 6 de março de 2015

Campanha orienta sobre doenças renais


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, realiza na próxima semana campanha de orientação e prevenção de doenças renais. A ação será feita em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em dia 13/03.
Pacientes que passarem pelas unidades de saúde do Jardim Maria Lúcia, Gonzaga de Campos, Cidade Jardim e no distrito de Engenheiro Schmitt receberão material informativo sobre as principais doenças que acometem o órgão e poderão realizar exames preventivos.
Na UBSF do Jardim Maria Lúcia, nos dias 9 e 12/3, segunda e quinta-feira respectivamente, entre 8 e 11 horas, serão realizados exames preventivos como aferição de pressão arterial e medição de glicemia, além de orientação à população sobre doenças que acometem o rim.
Já na unidade de saúde do Gonzaga de Campos, na terça-feira, dia 10/3, das 9h30 às 10 horas, será realizada aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
No dia 12/3, na área de abrangência do distrito de Engenheiro Schmitt, entre 9h30 e 11 horas, no Auto Posto Carijó, próximo à rodovia Washington Luís, técnicos de enfermagem vão aferir pressão arterial, medir glicemia e orientar os motoristas.
Na mesma data, na unidade do Cidade Jardim, o usuário SUS que passar pelo local poderá receber material informativo sobre doenças renais, medir a pressão e a glicemia.
Programas
Entre as mais atingidas por doenças renais estão as pessoas portadores de hipertensão e diabetes. Para esses, o município tem disponível na rede pública de saúde dois programas de tratamento específicos, em todas as 26 unidades de saúde do município – trata-se do Tempero da Vida, voltado a portadores de hipertensão arterial e o Doce é a Vida, para quem tem diabetes, tanto o tipo 1 como o 2. 
Para realizar o tratamento e acompanhamento da doença na rede pública de saúde, basta que o hipertenso ou diabético procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa portando documento de identidade e comprovante de residência. O indivíduo será cadastrado nos grupos e passará por acompanhamento periódico tanto médico como de enfermagem, que vai monitorar a taxa de glicemia, peso e variações da hipertensão arterial.
Dentro dos programas, o paciente também acesso gratuitamente aos medicamentos indicados pelo médico, que podem ser retirados diretamente nas farmácias das unidades de saúde e orientação nutricional.
No caso de pacientes insulino-dependentes, o Ministério da Saúde, por meio do município, também cede mediante contrato de comodato, o aparelho portátil para aferição dos índices glicêmicos, o que garante um melhor acompanhamento da doença pelo paciente.

Nenhum comentário: