terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vacinação contra HPV continua nas unidades de saúde do município


 Adolescentes do sexo feminino, com idade entre 11 e 13 anos, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra HPV podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de suas casas. A segunda etapa da campanha teve início no último dia 1º de setembro em todo o País, em Rio Preto e até o último dia 18/9, 1.389 garotas já receberam a imunização.
Segundo a Secretaria de Saúde, além das 26 unidades de saúde, equipes da pasta também têm ido até escolas públicas e particulares para vacinarem as adolescentes, sempre mediante autorização de pais e responsáveis.
Conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, têm sido encaminhados termos de recusa para os pais que não autorizarem a vacinação de suas filhas.
A vacina contra HPV é composta de três doses – a primeira foi realizada no último mês de março; a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira.
A expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% das 8.242 adolescentes nesta faixa etária, o que compreende 6.594 meninas. Adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina ou ainda não tenham se imunizado, poderão começar o esquema vacinal agora.
Como ser imunizada
Para ser vacinada, a adolescente terá duas possibilidades: a vacinação programada em escolas ou comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, em ambas é necessária a apresentação da caderneta de vacinação.

Nenhum comentário: