quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Guerras e lutas de classe são temas centrais dos espetáculos desta sexta


Espetáculos com teor sociopolítico, que abordam lutas de classes e guerras estão presentes na programação desta sexta-feira (22/8) do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. São quatro produções, sendo três voltadas ao público adulto: “As Estrelas Cadentes do Meu Céu São Feitas de Bombas do Inimigo”, da Cia. Provisório Definitivo (SP), “Cana.ã”, do Núcleo Arcênico de Produções (SP), e “El Rumor del Incendio”, do Lagartijas Tiradas al Sol (México); e uma voltada ao público infanto-juvenil: “O Sapato que Sabia Andar”, da Mariza Basso Formas Animadas (SP).
Com direção de Nelson Baskerville, o espetáculo “As Estrelas Cadentes do Meu Céu são Feitas de Bombas do Inimigo”, é um relato de jovens sobre guerra. Fazendo uso de uma narrativa não linear e não cronológica, a peça utiliza trechos de 12 diários escritos por crianças e jovens durante conflitos de guerra. A história retrata passagens ocorridas desde a Primeira Guerra Mundial até a mais recente invasão do Iraque. Indicada ao Prêmio Shell 2013 nas categorias de melhor direção e melhor iluminação, a peça provoca a reflexão sobe a vivência em situações de conflitos. O espetáculo será apresentado em duas sessões, às 19 horas e 21 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro.
O espetáculo rio-pretense “Cana.ã” será apresentado às 19 horas, no ginásio do Palestra Esporte Clube. Primeira montagem do Núcleo Arcênico de Criações, é fruto de um projeto de pesquisa intitulado “Sobre Holocaustos, Umbanda e Café”, desenvolvido desde 2012. A partir de arquétipos presentes na cultura brasileira e por meio de uma dramaturgia corporal e imagética, o grupo aproxima a realidade extrema do Holocausto à realidade da exploração agrária no Brasil.
A peça mexicana “El Rumor del Incendio” também será encenada no ginásio do Palestra Esporte Clube, às 21 horas. Trata-se de um documentário cênico sobre a vida da antropóloga e ex-guerrilheira Margarita Urias Herosillo. Os motivos que levaram uma legião de jovens a entrar na luta armada e a reflexão sobre arriscar a vida por uma ideologia estão no centro do espetáculo. No palco, os intérpretes relembram os guerrilheiros estudantis que lutaram contra o poder no México, nos anos 1960 e 1970.
O espetáculo de animação “O Sapato que Sabia Andar”, traz a história de Chinela que, cansada de sua condição de obedecer aos pés da empregada, convence os sapatos a fugir. Em uma marcha de liberdade, fundam a Cidade dos Sapatos. Porém, no novo lugar, os pares não se entendem: o sapato esquerdo não quer mais obedecer ao direito e vice-versa. Para tentar controlar a situação, a Bota Militar estabelece a ordem: “direita é direita e esquerda é esquerda” e o primeiro sapato eleito, o Sapato Esquerdo também estabelece ordens que vão mudar o cotidiano dos moradores. A peça será apresentada às 19 horas, no Shopping Cidade Norte.
Além dos quatro espetáculos, também integram a grade de programação desta sexta-feira a produção infanto-juvenil “Cocô de Passarinho”, da Cia. Noz de Teatro, Dança e animação (SP), em duas sessões, às 15 horas e 19 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura; e os espetáculos de rua “Águas de L’avar”, do Teatro de La Plaza e Teatro Por um Triz (SP), que será apresentado às 11 horas, na Praça Dom José Marcondes e também às 20 horas, em Cedral; e “Sueños de Gigantes”, da La Gran Marcha de los Muñecones (México), às 16 horas, no Parque da Cidadania.
A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com o Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br ).
Ingressos disponíveis
Ainda é possível encontrar ingressos para 14 espetáculos da grade de programação do FIT. Dentre os espetáculos adultos, ainda há ingressos disponíveis para “Cana.ã”, do Núcleo Arcêncio de Criações (SP); “Saxophonissimo”, da Compagnie Les Dèsaxès (França); “Oroboro”, do Grupo Mon’onírico (SP); “Plástico Bolha”, da Cia. dos Pés (SP); “La Chica de la Agencia de Viajes nos Dijo que Había Piscina en el Apartamento”, do El Conde de Torrefiel (Espanha); “La Idea Fija”, de Pablo Rotemberg (Argentina); e “Elefante”, da Probástica Cia. de Teatro (RJ).
Para o público infanto-juvenil, ainda há ingressos para os espetáculos “Cocô de Passarinho”, da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (SP); “Bestiario”, da La Llave Maestra (Chile/Espanha); “Por quê?”, da Cia. Cênica (SP); “Meu Pai é um Homem Pássaro”, da Cia. Simples (SP); “O Buraco no Muro”, do Maracujá Laboratório de Artes (SP); “Os Meninos e as Pedras”, da Cia. Girasonhos (SP); e “Cabeça de Vento”, da Pandorga Cia. de Teatro (RJ).
A bilheteria funciona na Oficina Cultural Fred Navarro, de terça a sexta-feira, das 14 horas às 21 horas. Para retirar os ingressos, a pessoa deve levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. 

Nenhum comentário: