sábado, 23 de agosto de 2014

Comédia musical sobre vampiras lésbicas é um dos destaques do FIT


Primeira montagem brasileira de um texto escrito pelo americano Charles Busch, o espetáculo “Vampiras Lésbicas de Sodoma”, da Treco Produções Cinematográficas (RJ), é um dos destaques desta segunda-feira (25/8) na programação do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Trata-se de uma comédia musical caracterizada por uma série de vinhetas sobre a vida de duas vampiras em eterna rivalidade. O espetáculo integra a Mostra Olhar Diverso, composta de produções com foco na diversidade cultural, e será encenado às 23 horas, no Cursinho Alternativo.
A peça original, estreada em 1984, foi uma das mais apresentadas na história do circuito off- Broadway. Na versão brasileira, dirigida por Jonas Klabin, a vampira Súcubo e a virgem-que-virou-vampira, após sobreviverem à queda de Sodoma, se reencontram ao longo dos séculos: nos anos de 1920, como La Condessa e Madalaine Astarté, se mascarando de divas estrelas da Broadway e de Hollywood; e em Las Vegas , nos anos de 1980, como as showgirls Magda Legerdemain e Madalaine Andrés, quando finalmente fazem as pazes.
Além dos protagonistas, outros cinco atores se dobram em diferentes personagens que cruzam a vida das duas: soldados de Sodoma que temem as vampiras, jovens estrelas da clássica Hollywood que as amam e invejam, caricatos caçadores de vampiros e bailarinos de coro de Las Vegas que as idolatram.
Durante o dia, o público poderá acompanhar outras cinco apresentações teatrais, sendo quatro espetáculos adultos e um de rua. Ao ar livre, na Praça Rui Barbosa, a rio-pretense Cia. Cênica apresenta “Auto da Anunciação”, às 16 horas. Às 17 horas, no Terminal Rodoviário, será apresentado a performance “Pazsado – Uma Fotografia”, de Jef Telles (SP).
“Fuera!”, de Maria Peligro (Argentina/Bélgica) será encenado às 19 horas, no Shopping Cidade Norte; “As Três Irmãs”, da Traço Cia. de Teatro (SC), às 19 horas, no ginásio do Palestra Esporte Clube; e “Sinfonia Sonho”, do Teatro Inominável (RJ), às 21 horas, no Teatro Nelson Castro.
A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br ).

Nenhum comentário: