sábado, 23 de agosto de 2014

Espetáculos de rua mexem com o cotidiano das cidades neste sábado


O público tem cinco opções para assistir espetáculos de rua neste sábado (23/8) durante a programação do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Serão duas sessões da peça “O Avarento”, do Teatro de La Plaza e Teatro por um Triz (SP), às 10 horas, em Cedral, e às 16 horas, no bairro Maria Lúcia; “O Tartufo”, da Cia. da Boca (SP), às 11 horas, no bairro Boa Vista; “Do Fundo do Mar”, da Cia. Fios de Sombra (SP), às 15 horas, na região central; e “Suenõs de Gigantes”, da La Gran Marcha de los Muñecones (Peru), às 16 horas, no Parque do Rio Preto.
Versão de “O Avarento”, célebre texto de Molière, a montagem homônima troca o dinheiro pela água como objeto de cobiça e discute o problema da gradativa escassez do líquido no planeta. Uma mensagem simples, mas muito importante nos dias de hoje: uma alerta sobre a necessidade de repensarmos o uso e o abuso que damos a nossos recursos naturais, que surgiu a partir da pesquisa realizada pelas duas companhias.  Com uma cenografia composta por dois andaimes: o primeiro de 1mx1m com quatro andares e o outro de 2mx1,5m com três andares, canos e torneiras ora aparecem em sua função original, ora se transformam em personagens. A primeira apresentação será em frente ao terminal rodoviário de Cedral e a segunda, na Praça Paulo Lucânia.
O espetáculo rio-pretense “O Tartufo” também é uma adaptação de um clássico de Molière, que aborda as relações humanas que envolvem religião, poder e ascensão social. Apesar de retratar uma situação que antecedeu a ascensão da burguesia, a trama mantém-se atual ao denunciar temas universais como a corrupção e a hipocrisia. Conforme as personagens vão sendo apresentadas ao público, a trama instiga o espectador a refletir sobre os outros e sobre si mesmo. O espetáculo faz uso de elementos que aludem à cultura popular regional. A peça será encenada na Rua São João, 1576, próximo ao SESI 338.
No Terminal Rodoviário será apresentado o espetáculo “Do Fundo do Mar”, uma grande história dentro de uma caixinha. Ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura, confinando em uma caixa de dimensões reduzidas e é apresentado para um espectador por vez.  Através de uma pequena fenda revela-se o interior mágico de um baú onde é possível ouvir ao longe sons de pássaros e ondas que nos trazem a sensação inconfundível da brisa fresca do mar. Logo vem surgindo uma embarcação em seu passeio até que os ventos anunciam uma tempestade.
Acompanhado pela banda da Polícia Militar, o espetáculo peruano “Sueños de Gigantes” percorrerá a Avenida Philadelpho Gouveia Neto, tendo como ponto de partida o cruzamento com a Avenida Doutor Antonio Marques dos Santos. Com uma estrutura de bonecos gigantes e pernas de pau, que chegam a quase 2 metros de altura, o espetáculo conta a história de uma comemoração afro-indiana, que é interrompida quando outros personagens invadem a festa para impor seus costumes.
Além das apresentações de rua, a programação do FIT conta com outros oito espetáculos, sendo cinco voltados ao público adulto, dois infanto-juvenis e um inserido na Mostra Olhar Diverso. Para os adultos, há as opções “Esta Criança”, da Renata Sorrah Produções (RJ) e companhia brasileira de teatro (PR), às 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto; “Saxophonissimo”, da Compagnie Les Dèsaxès (França), às 21 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura; “As Estrelas Cadentes do Meu Céu são Feitas de Bombas do Inimigo”, da Cia. Provisório Definitivo (SP), às 21 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro; e “Cana.ã”, do Núcleo Arcênico de Criações (SP), às 19 horas, no ginásio do Palestra Esporte Clube; e “El Rumor del Incendio”,da Lagartijas Tiradas al Sol (México), às 21 horas, também no Palestra Esporte Clube.
O público infanto-juvenil pode assistir “Bestiario”, da La Llave Maestra (Chile/Espanha), às 19 horas, no Teatro da UNIP; e “O Sapato que Sabia Andar”, da Mariza Basso Formas Animadas (SP), em duas sessões, às 19h e 21h, no Shopping Cidade Norte. O espetáculo rio-pretense “Um Pequeno Animal Selvagem”, da Cia. Os Cogitadores, está inserida na Mostra Olhar Diverso e será encenada às 23 horas, no Cursinho Alternativo.
A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br ).

Nenhum comentário: