segunda-feira, 7 de abril de 2014

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em peixarias de São José do Rio Preto


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, deu início nesta segunda-feira (7/4), à Operação Semana Santa, que verificar a procedência, condições de armazenamento e conservação de peixes comercializados em peixarias e supermercados do município devido à Páscoa. A ação vai até o próximo dia 18/04.
Segundo a gerente de inspeção municipal, Luciane Bilia, caso algum estabelecimento vistoriado seja flagrado com pescados armazenados ou comercializados em desacordo com a legislação vigente, o proprietário poderá ser autuado com as penalidades previstas em lei, que vão de multa a interdição.
“Os produtos também podem ser apreendidos e posteriormente inutilizados”, afirma.
A orientação do Departamento de Vigilância Sanitária é que o consumidor compre peixes e frutos do mar sempre de estabelecimentos credenciados no órgão. No caso de peixes frescos, a orientação é que observem que as escamas estejam firmes e as brânquias com rosada ou vermelha intensa.
Também é orientado que na embalagem do produto conste o registro em em órgão de inspeção oficial (SIM, SISP ou SIF), dados do fornecedor e data de validade.

DICAS PARA CONSUMO DE PEIXES

 Peixe fresco - Deve estar livre de contaminantes: físicos (areia, plásticos e/ou poeira) e biológicos (manchas causadas por fungos ou bactérias e/ou moscas)
Aparência - escamas bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes 
Pele - úmida, tensa e bem aderida 
Olhos - devem ocupar toda a cavidade, estarem brilhantes e salientes 
Membrana que reveste a guelra: consistência rígida e deve oferecer resistência à abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos cheios
Brânquias - devem estar com cor rosada ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes
Odor, sabor e cor - característicos da espécie 
Conservação – pescados devem ser mantidos sob refrigeração ou sobre espessa camada de gelo 

 Peixe congelado 
Conservação - verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve a temperatura diminuída temporariamente. Deve apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias

 Peixe salgado seco
Conservação - O produto deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. É importante também verificar se não há presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para o consumo. 

 Fonte – Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e Agência Nacional de Vigilância Sanitária 

Nenhum comentário: