quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Abertas as inscrições para as atividades formativa do 12º Janeiro Brasileiro da Comédia de Rio Preto


Janeiro Brasileiro da Comédia oferece workshops sobre improvisação, comédia, linguagem circense, entre outros.
Acontece entre os dias 21 e 30 de janeiro do 12º Janeiro Brasileiro da Comédia em São José do Rio Preto. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Oficina Cultural Fred Navarro, também oferece gratuitamente workshops e vivências para a população.
Serão 14 atividades formativas incluídas na programação, coordenadas pelos grupos de teatro que participarão do festival e outros profissionais. Com vagas limitadas, as oficinas abordam temas como improvisação, vertentes da comédia, linguagem circense, os processos de criação e desenvolvimento de vários espetáculos, entre outros. Os workshops e vivências ajudam os participantes a aprimorarem suas capacidades e conhecimentos, e a perceberem os temas de novas formas.
As inscrições devem ser feitas na Oficina Fred Navarro, na Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 – Imperial. Cada participante pode realizar quantas atividades desejar.
WORKSHOP: “SLACKLINE”
Coordenação: Cia dos Pés
22/01 – quarta-feira - 10h às 12h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos.
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro.
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 O Slackline (corda bamba) é uma modalidade que desenvolve o equilíbrio e condicionamento físico geral. Este workshop propõe a experimentação e o aprendizado de algumas técnicas desta modalidade, as quais a Cia dos Pés utiliza para o treinamento de seus atores.
 Criada em 2006, a Cia. dos Pés desenvolve uma proposta de trabalho estética e diversa, utiliza a dança e o teatro contemporâneos como canal de expressão. A principal referência de trabalho é o corpo, em diferentes meios e explorando espaços não convencionais. A Cia já apresentou seu repertório no Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, no Circuito Cultural Paulista e em Salamanca, Espanha, entre outros. Atualmente está circulando com os espetáculos “Expresso Caracol” e “Plástico Bolha”.
WORKSHOP: COMÉDIA E CLOWN
Coordenação: Johnny Melville
22/01 – quarta-feira – 14h às 18h
Público: atores, palhaços, artistas e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: até 21 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Workshop de teatro com ênfase em mímica, improvisação, espontaneidade e clown: o treinamento aplicará técnicas como Aikido, Tai Chi Chuan, Acrobacia e “Chimpanzé”, além de experimentos de resistência como ferramentas para que os participantes aumentem seus limites para além de sua zona de conforto. 
O ator e diretor escocês Johnny Melville, em seus quarenta anos de carreira, passou por mais de 35 países, atuando e ensinado diversas artes teatrais baseadas, principalmente, no teatro físico e na mímica. Além da intensa atividade teatral, dedica-se também ao cinema: por sua interpretação no filme dinamarquês “No Man’s Land”, ganhou o prêmio de melhor ator no Brooklyn Film Festival de 2001.
 WORKSHOP: DEMONSTRAÇÃO DO PROCESSO “BLEFES EXCÊNTRICOS”
Coordenação: Cia. Circo Dux
23/1 – quinta-feira – 10h às 12h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 O workshop irá apresentar o processo de criação do espetáculo “Blefes Excêntricos”, cuja pesquisa se centrou no século XIX, com seus grandes Espetáculos de Magia, Feiras Medievais e Palhaços Excêntricos Musicais Circenses, além de demonstrar de maneira comentada e participativa os instrumentos musicais e dos números criados para este trabalho.
Desde a sua fundação, em 2005 na cidade do Rio de Janeiro, a Cia Dux vem criando números, histórias e personagens baseados no universo do circo, dos parques de atrações, das feiras populares e cabarés de variedades, misturando criatividade com espírito ácido e comédia rasgada. Entre seus trabalhos estão os espetáculos “Blefes Excêntricos”, “Zarak Show – As aventuras de Darius e Igor”, “Dux + 3” e “Circo Dux”.
 WORKSHOP “DE IMPROVISO”
Coordenação: Andréa Padilha
23/01 – quinta-feira - 14h às 16h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos.
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 No workshop serão desenvolvidos exercícios de improvisação, durante os quais serão investigadas as possibilidades de utilização dos recursos corporais e vocais para a valorização e o fortalecimento das ações propostas pelo ator.
 Andréa Padilha é atriz, produtora e arte educadora há 23 anos. Formada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, participou de workshops com artistas como Hilary Chaplin (EUA), Ângela de Castro (Inglaterra), Ricardo Pucetti/Lume (Brasil), Laura Herts (França), John Mowat (Inglaterra) e Jean Jacques Lemetrê (França). Atuou durante oito anos no espetáculo “De Malas Prontas”, com o qual circulou por vários Estados brasileiros e por países como Espanha, Portugal, Andorra, México, Áustria, EUA e Argentina.
VIVÊNCIA CENOMUSICAL - CRIAÇÃO E IMPROVISAÇÃO SONORA PARA A CENA
Coordenação: Cia Dona Zefinha
24/01 – sexta-feira – 10h às 12h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 A vivência irá compartilhar a pesquisa que o Cia Dona Zefinha vem desenvolvendo para a montagem de seus espetáculos, que tem como foco o jogo cômico e musical através de jogos rítmicos e melódicos. Os conteúdos podem ser aplicados para sonorização teatral e música de cena.
 Oriundo de Itapipoca e radicado em Fortaleza desde 2000, Dona Zefinha é um grupo multicultural, “litero-musi-teatral-polifónica”, que mistura criatividade e diversão a partir de elementos sonoros, cênicos e coreográficos, invocando os arquétipos ancestrais das manifestações da cultura popular brasileira numa interação com a multiplicidade cultural do mundo contemporâneo. Atualmente o grupo apresenta no seu repertório de espetáculos o musical “Zefinha vai à Feira”, a comédia de teatro de rua “O Casamento de Tabarim” e o musical infantil “Os Bufões”.
WORKSHOP DE CIRCO
Coordenação: Grupo Rosa dos Ventos
24/01 – sexta-feira – 16h às 18h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
Fruto das experiências em linguagem circense vivenciadas, como estudantes e professores, nos últimos 14 anos de atividades do grupo Rosa dos Ventos, o workshop irá oferecer aos participantes a introdução nas seguintes técnicas circenses: malabarismo, acrobacia de solo, perna de pau, tecido acrobático e monociclo.
O Rosa dos Ventos é um Grupo de Circo e Teatro que escolheu a rua e os espaços alternativos para atuar. Em seus mais de quatorze anos de trabalho, tem ministrado oficinas e apresentado espetáculos em diversas cidades, num projeto próprio de construção de um circuito popular itinerante pelo Brasil. O grupo tem em seu repertório os trabalhos “Hoje Tem Espetáculo!!!”, “Saltimbembe Mambembancos”, “Parada de Rua ou O Bicho”, “O Cortejo” e “A Farsa do Advogado Pathelin”.
WORKSHOP: LITERATURA ENCENADA
Coordenadores: Diogo Camargos e Morgana Kretzmann
25/01 – sábado – 10h às 12h
Público: interessados na área, a partir de 14 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 No workshop a diretora Morgana Kretzmann e o ator Diogo Camargos, responsáveis pela adaptação dramatúrgica do livro “Big Jato”, de Xico Sá, para o teatro, na forma de monólogo, irão decupar o trabalho realizado na construção do espetáculo homônimo, compartilhando com os participantes seu processo de montagem.
Morgana Kretzmann é atriz, produtora, diretora e radialista. Formada pela Escola de Atores de Porto Alegre/RS, também cursou a CAL - Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Dentre as suas experiências como atriz, destaca-se a passagem pelo Grupo de Teatro Nós do Morro, do Rio de Janeiro, onde atuou no espetáculo “Artur Azevedo e seu Tempo”, com direção de Myrian Pérsia, e seu mais recente espetáculo, “Nossa Vida não Vale um Chevrolet”, de Mário Bortolotto. Diogo Camargos é um ator mineiro formado pela CAL. Participou de espetáculos como “O Casamento”, de Nelson Rodrigues, dirigido por Inez Viana, e “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna, pela Cia. Omondé.
WORKSHOP: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE: PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS
Coordenação: Grupo Matula Teatro
26/01 – domingo – 10 às 12h
Público: interessados na área, a partir de 14 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 A proposta do workshop é compartilhar a experiência de circulação e o processo de pesquisa e criação do espetáculo “Gran Circo Máximo”, processo este que mesclou uma dramaturgia inédita teatral á pesquisa com famílias circenses. Utilizando-se de recursos audiovisuais, o grupo irá apresentar aos participantes questões éticas e estéticas relativas ao trabalho do ator.
O Grupo Matula Teatro, sediado em Campinas, desenvolve desde 2000 atividades fundamentadas no trabalho do ator e no encontro com o outro, seja com comunidades marginalizadas ou grupos parceiros, em projetos de formação que reúnem atividades artísticas e espaços de reflexão. Os espetáculos, juntamente com oficinas e demonstrações técnicas, vêm sendo realizados em várias regiões do Brasil e no exterior. O encontro com o outro como inspiração para os processos de criação é uma marca do grupo, que traz em seu repertório os espetáculos “Exilius”, “Projeto Circo K”, “Agda”, “Passagens”, “Chuva Pasmada” e “Gran Circo Máximo”.
WORKSHOP: “O JOGO DE CLOWN NA CONSTRUÇÃO DA CENA”
Coordenadores: Joyce Souza | Edson Thiago Rossi | Diego Avelino - Grupo 6dois
26/01 – domingo – 14h às 16h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 O Workshop tem como objetivo compartilhar e experimentar jogos e improvisações que compuseram o processo criativo das figuras/personagens do espetáculo-cabaré “Escada de Madame B.”. Tomando como princípio os múltiplos significados da palavra Jogo, o grupo irá propor brincadeiras e situações que dialoguem com o cotidiano, o espaço, o ridículo, o cafona e o que mais surgir, transitando assim pelo universo do clown e do bufão.
 A partir do encontro de seus integrantes na Escola de Arte Dramática, da Universidade de São Paulo, desde 2012 o Grupo 6dois vem se consolidando como um coletivo. Atualmente o grupo está em processo de pesquisa para um espetáculo baseado em contos de Lygia Fagundes Telles, no qual Luís Fernando Marques Lubi, do grupo XIX, assina a direção.
 WORKSHOP: “ASPECTOS CÔMICOS”
Coordenadores: Otavio Barwinski | Rafael Orsi de Melo | Rodolfo Lemos – Grupo Risco de Teatro
27/01 – segunda-feira – 10h às 12h
Público: interessados na área, a partir de 14 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 O workshop irá refletir e dialogar, juntamente com exercícios práticos, sobre as vertentes da comédia, com foco nas situações cômicas construídas por meio da elaboração de personagens nem sempre cômicos.
 O Grupo Risco de Teatro, fundado em maio de 2013 na cidade de Itajaí/SC, é filiado à Rede Itajaiense de Teatro e à Federação Catarinense de Teatro (Fecate). Entre seus últimos trabalhos está o espetáculo “Cem Dias”, que discorre sobre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. “Patética”, de João Ribeiro Chaves Neto, que retrata a vida e a morte do jornalista Vladimir Herzog foi outro importante trabalho desenvolvido pelos atores.
 WORKSHOP: INICIAÇÃO TEATRAL NO HUMOR
Coordenação: Cia. Provisório-Definitivo
27/01 – segunda-feira - 14h às 16h
Público: interessados na área, a partir de 14 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 Por meio de diversos jogos dramáticos, os atores da Cia. Provisório-Definitivo desenvolverão aspectos da linguagem teatral a partir do viés da comédia, tais como composição de personagem, construção de cena, contracenação e improviso.
 Criada em 2001 por formandos em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes –ECA/USP, a Cia. Provisório-Definitivo comemora 12 anos de história. O grupo sempre trabalha com um diretor convidado a cada trabalho, o que possibilita aprendizado e ampliação do “olhar teatral”. Em 2011, a companhia foi contemplada pela 18ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo para o projeto “Cia. Provisório-Definitivo 10 anos”. De 2001 a 2013, o grupo produziu e realizou temporadas de dez espetáculos, entre eles: “As Estrelas Cadentes do Meu Céu São Feitas de Bombas do Inimigo”, dirigido por Nelson Baskerville, “Tape”, com direção de Mário Bortolotto e “Canalhas”, dirigido por Hugo Possolo.
WORKSHOP: O CORPO NO TEATRO
Coordenação: Cia. Policarpo de Teatro
28/01 – terça-feira – 14h às 16h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
O workshop irá apresentar um método que toma o corpo como ferramenta primeira do trabalho do ator, tendo como premissa desviar-se de relatos meramente emocionais e psicodramáticos. Ativando a dimensão lógico-simbólica dos participantes, ou seja, a sua capacidade de criar e entender o objeto artístico utilizando seu intelecto/histórico, a atividade pretende possibilitar uma nova visão de arte, uma descoberta simbólica e existencial.
 Fundado em 2002, com o nome de Tokaia e posteriormente adotando o nome de Cia. Policarpo de Teatro, o grupo completou em 2012, 10 anos de existência, experimentando em sua trajetória diversos estilos e autores e, com isso, somando um amplo repertorio de linguagens para todos os públicos
Para marcar os 10 anos de trajetória artística, a Cia volta seu olhar para o gênero trgicomico, com a obra Greta Garbo, quem Diria, acabou no Irajá, de Fernando Melo
.WORKSHOP: O CORPO DE JOGO E O IMPROVISO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO
Coordenação: Trupe Lona Preta
29/01 – quarta-feira – 10h às 12h
Público: interessados na área, a partir de 15 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 Através de elementos teóricos e práticos, os atores/criadores da Trupe Lona Preta irão abordar alguns aspectos fundamentais de seu processo de criação dentro do grupo, enfatizando a construção e preparação do corpo para o jogo e, como desdobramentos deste, os jogos de improviso e criação.
 A Trupe Lona Preta surgiu em 2005, a partir de experiências em saraus e intervenções artísticas organizadas na comunidade do Jardim Guarau, em São Paulo, e no seu entorno, dialogando com associações de moradores da região e movimentos culturais. Tais experiências coincidiram com o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a linguagem do palhaço, o que incentivou ainda mais a prática de levar à cena, tanto em saraus como nas ruas, os esquetes criados coletivamente. Desde então, buscando construir uma prática teatral que esteja em consonância com a realidade que a cerca, a Trupe vem circulando por mais de cem bairros e comunidades da região metropolitana de São Paulo.
WORKSHOP: CONTAÇÃO E ENCENAÇÃO
Coordenação: Cia Le Plat du Jour
30/01 – quinta-feira – 10h às 12h
Público: interessados na área, a partir de 16 anos
Inscrições: a partir do dia 15 de janeiro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Os participantes devem usar roupas leves e soltas
 O workshop irá abordar técnicas de contação e encenação de histórias, propondo a investigação dos recursos do ator e do encenador no intuito de despertar a imaginação do público, levando-o a entrar nas emoções sugeridas pela narrativa cênica.
 A Cia Le Plat du Jour nasceu em Paris, em 1992, quando Alexandra Golik e Carla Candiotto começaram a desenvolver uma linguagem cômica física ligada ao palhaço. Desde o seu início, a Cia tem como foco principal a formação da criança por meio da reinvenção de contos e obras clássicas da literatura mundial. Uma de suas características é a construção de textos e cenas direcionados aos universos infantil, juvenil e adulto dentre de um mesmo espetáculo.
Atividades gratuitas
 Informações:
Oficina Cultural Fred Navarro
Rua Coronel Spínola de Castro, 5084 – Bairro Imperial – São José do Rio Preto (SP).
Fone: (17) 3234 2405 / 3212 9235
E-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: terça a sexta, das 13h às 22h, aos sábados, das 9h às 18h.

Nenhum comentário: