quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Busca ativa às famílias começa nesta quinta-feira


Começa nesta quinta-feira (24/10), a Busca Ativa para identificação de famílias com perfil de extrema pobreza. Esta é a primeira etapa do Programa São Paulo Solidário, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas. 
A coleta de informações, em mais de 10 mil domicílios rio-pretenses, será feita por 21 visitadores sociais no prazo de 50 dias. 
Nesta quarta-feira (23/10), os visitadores passaram por capacitação durante videoconferência proferida pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). 
Durante o treinamento, os agentes sociais puderam tirar dúvidas sobre a realização dos trabalhos de abordagem. Para as entrevistas casa a casa, eles irão utilizar um PDA - dispositivo móvel – que irá facilitar o preenchimento dos questionários. 
O equipamento é utilizado também pelo 
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

A praticidade proporcionada pela tecnologia móvel irá possibilitar o envio de informações diretamente à Fundap, responsável pela tabulação dos dados coletados. A transmissão de dados será feita por coordenadores da Faperp e Semas. 
O questionário aplicado na Busca Ativa irá apontar outras demandas que levem a família à chamada pobreza multidimensional. A renda familiar é apenas um dos fatores da pobreza, mas outros, como educação, saúde e desemprego também podem mostrar essa situação”, ressalta a secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni. 
Na entrevista, as famílias irão responder questões sobre composição familiar, situação socioeconômica, educação e saúde. As visitas acontecerão em diversos horários, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com o objetivo de garantir a localização dos moradores das residências. 
Os primeiros imóveis a receber a equipe da Busca Ativa serão os da região de chácaras Santa Clara, Santa Ana, Bosque Verde e Santa Vitória. A Busca atingirá ainda, ao longo dos trabalhos, loteamentos não regularizados, Estâncias, Solo Sagrado, Eldorado, Aroeira, Antunes, entre outros territórios.

Nenhum comentário: