quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Exame ajuda a identificar e prevenir osteoporose


Quem passar pelo Centro de Saúde Escola do bairro Estoril até a próxima sexta-feira (06/09), poderá realizar o exame do calcâneo – teste específico para diagnóstico precoce de osteoporose. O exame é realizado em uma parceria entre a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Faculdade de Medicina (Famerp) e Eli Lilly Indústria Farmacêutica.
Segundo a Secretaria de Saúde, qualquer usuário SUS, independente de onde resida no município pode realizar o exame. São 50 testes por dia. “O exame é simples e indolor, o paciente tira o sapato e coloca dentro da máquina de ultrasson, é passado um gel e esse aparelho infla uma bolha que aperta o calcaneo, super de leve”, afirma a enfermeira e coordenadora de distrito, Carla Poli.
O ultrassom de calcâneo faz rastreamento da osteoporose e também do risco de fraturas. No Estoril, durante esta ação, o procedimento será acompanhado por especialistas na área.
Nos casos em que for constatada qualquer alteração, o paciente será encaminhado para exame de densitometria óssea, no Centro Especializado na Saúde da Mulher (CAESM) e posteriormente para tratamento.
O atendimento ocorre até quinta-feira, das 8 às 17 horas. Na sexta, o horário será das 8 às 12 horas.
Além da ação no CSE Estoril, a ultrasonometria de calcâneo é realizada pelo SUS no Hospital Ielar, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Dia. 

Nenhum comentário: