sábado, 17 de agosto de 2013

Carimbo comemorativo marca parceria entre Correios e Hospital de Câncer de Barretos


Para comemorar os 10 anos de parceria entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Hospital de Câncer de Barretos, a empresa lança no dia 18 de agosto, carimbo comemorativo.
A cerimônia acontece às 18h30min, no Parque do Peão (Ponto de Pouso), Rodovia Brigadeiro Faria Lima, 428 – Barretos (SP). Após, haverá show com as duplas: Kléo Dibah & Rafael, João Bosco & Vinicius e Michel Telo, na Arena de Rodeio.
O lançamento da peça filatélica é uma iniciativa da Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Interior, através do seu diretor Joseph de Faro Valença, que solicitou aos Correios  a confecção do carimbo comemorativo alusivo à parceria. 

Sobre o Carimbo 
De autoria do Núcleo de Mídia Postal da Regional dos Correios de São Paulo Interior, o carimbo comemorativo apresenta ao centro, a logo do Hospital de Câncer de Barretos. Em círculo, os dizeres: 10 Anos de Parceria Correios – HCB – Correios – Barretos – SP – 18.8 a 17.9.2013 (referente ao período de circulação do carimbo). 
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Barretos (Rua 14, nº 757 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após o dia 17/9, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

A parceria: a parceria entre os Correios e o Hospital de Câncer de Barretos constitui na captação de doações e entrega do brinde “CD Direito de Viver”. São grandes artistas reunidos em prol do HCB.
O CD "Direito de Viver" (volume 1), foi lançado pelo HCB no ano  2001. Com uma pequena tiragem, a captação das doações na época era realizada voluntariamente apenas por coordenadores do hospital.
Em 2003, os funcionários dos Correios, Ricardo Borges Duarte e José Furian Filho, conhecendo a seriedade do trabalho desenvolvido pelo HCB e suas necessidades de captação de recursos, vislumbraram uma oportunidade dos Correios contribuírem, idealizando assim a atual parceria, e, acreditando nessa causa de solidariedade, a empresa colocou-a em prática.
Hoje essa parceria é um sucesso em captação de doações nas agências dos Correios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em prol do Hospital de Câncer de Barretos.
No período de maio de 2003 a abril de 2013 foram realizadas 825.680 captações de doações somente na Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Interior. Nesse mesmo período, a ECT captou mais de 1 milhão de doações e o repasse ao HCB foi acima de 10 milhões de reais.
Em 2013, a média de captações diárias nas agências dos Correios é de 876 doações.


Sobre o HCB
Na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.
Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer.
Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição.
Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a idéia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.
Dando sequência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender via SUS, os pacientes com câncer que chegam até nós. (Fonte: http://www.cliquecontraocancer.com.br). 


Nenhum comentário: