sábado, 27 de julho de 2013

Saúde lança campanha de vacinação e testagem para hepatites virais B e C


 Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, anualmente lembrado em 28 de julho, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto lança no próximo domingo, campanha de incentivo à prevenção, testagem para diagnóstico de hepatites virais e imunização contra hepatite B.
Durante parte da tarde de domingo – das 14 às 18 horas, no Shopping Cidade Norte, técnicos da Saúde vão vacinar contra hepatite B quem têm indicação para a imunização e das 12 às 18 horas, a equipe de medicina preventiva do BenSaúde orienta a população sobre formas de prevenção e tratamento das hepatites virais B e C.
Segundo a chefe do departamento da atenção especializada da Secretaria de Saúde, Diene Trajano, a campanha terá duração de um mês. “O objetivo neste período é intensificar as ações para diagnóstico da doença com testagem por meio da unidade itinerante (caminhão), que vai estar em vários pontos da cidade, ampliar a cobertura vacinal com a imunização contra hepatite B, além de simpósio médico e encontro de atualização para agentes de saúde com temática voltada às hepatites virais”, afirma.
De acordo com Diene, as hepatites virais B e C são grave problema de saúde pública principalmente pelo número de pessoas acometidas. “Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico é mais difícil, para tanto são necessárias politicas publicas direcionadas ao diagnóstico precoce, sendo a campanha municipal uma das estratégias utilizadas”, afirma a chefe de departamento.
Durante todo o mês, os testes para diagnóstico da doença poderão ser realizados em qualquer uma das 26 unidades de saúde do município ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nas unidades, é realizado o testes convencional, cujo resultado sai entre 15 e 20 dias. Já no CTA, o exame é pré-agendado pelo telefone (17) 3231-9939 e pode ser feito o do tipo rápido, cujo resultado sai no mesmo dia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Também nas unidades de saúde, a população terá à disposição a vacina para hepatite B. Tem indicação qualquer pessoa com idade até 49 anos, além de profissionais do sexo, manicures, caminhoneiros, policiais, entre outros. A vacina é gratuita e para ser vacinado, basta que o interessado procure a unidade mais próxima de casa.
Além destas ações, a Unidade de Saúde itinerante (caminhão) vai percorrer vários pontos da cidade, como rodoviária, feiras-livres, ofertando o exame para hepatite. Durante a próxima semana, na segunda-feira, dia 29/7, o serviço vai atender a empresas localizadas na marginal da rodovia Washington Luís, na terça, dia 30/7, estará na Vila Mayor. Já na quarta-feira, dia 31/7, estará das 15 às 21 horas, no Shopping Cidade Norte, no dia 01/08, na Unip e no dia 02/08, no loteamento San Luiz, no distrito de Talhado. “No caminhão, a população poderá realizar teste rápido para HIV, Sífilis e hepatites virais”, afirma Diene.
Números
Em Rio Preto, desde o ano 2000, foram notificados nos serviços de saúde do município 10.850 casos de hepatites B e C, sendo que desse total, 8.360 casos são de residentes no município. “Destes 880 são portadores do vírus da hepatite B e 2.850 são portadores de hepatite C. Os demais noticiados são pessoas com histórico de infecção passada. Pelo menos 6.470 podem ter a doença no município e desconhecerem sua condição, por isso a importância da testagem”, afirma a enfermeira Diene. 
Entre as principais formas de prevenção contra a doença está o uso de preservativo durante as relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e agulhas por usuários de drogas e a utilização de equipamentos de manicure (alicate, palito, espátula, entre outros apetrechos) previamente esterilizados, sem esse cuidado eles também não devem ser compartilhados com terceiros. 

Nenhum comentário: