segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Programa de Visitação à ETA-Estação de Tratamento de Água reforça concientização


Conhecer como é realizado o tratamento da água captada da Represa Municipal. Essa é a atividade extracurricular implantada por várias escolas do município que visitam a ETA –Estação de Tratamento de Água durante o ano. Além de reforçar noções de biologia, química e física, a iniciativa
também destaca a importância do uso consciente da água.
A ETA ocupa uma área de 11,5 mil metros quadrados e possui 2,2 mil metros quadrados de área construída. É responsável pelo abastecimento de 30% do município. O restante está dividido em 40% por meio dos poços do Aquífero Guarani e 30% do Aquífero Bauru.
Com cadernos e canetas nas mãos, os estudantes anotam todas as informações. Eles aprendem que a Estação utiliza processos físico-químicos para tornar a água potável e se surpreendem com o que vêem.
“Nossa é muito diferente do que eu pensava. Não achei que a água passasse por tantos processos até ficar boa para ser consumida. Lá em casa todo mundo já faz o uso consciente da água fechando a torneira na hora de escovar os dentes, lavar a louça e tomar banho, mas agora vou reforçar mais ainda a importância em não desperdiçar”, afirma a aluna do 5º ano da Escola Municipal Lydia Sanfelice, Ana Maria Pedrassoli Silva.
No final da visita, os alunos recebem fôlderes explicativos sobre o processo de tratamento e outro com orientações para o uso consciente da água, mais um kit formado por escova de dente, pasta, fio dental e caneca para redução do desperdício de água durante a escovação dos dentes.
“A atividade faz parte do Programa Permanente de Visitação à ETA – Palácio das Águas para mostrar às escolas da rede pública e privada, instituições, órgãos oficiais e empresas o processo de tratamento da água e, com isso, reforçar a importância do uso consciente”, disse o superintendente do Semae, Luciano Passoni.
No caso dos alunos do ensino médio e universitário é acrescentada à visitação ao Laboratório de Qualidade do Palácio das Águas, onde é feito o monitoramento diário das amostras de todos os reservatórios da rede de distribuição do Semae.
Para agendar uma visita à ETA basta ligar para 3211.8112 ou enviar um e-mail para o endereço semae@semae.riopreto.sp.gov.br.

Nenhum comentário: