terça-feira, 23 de agosto de 2011

Oficina de leitura é realizada aos profissionais de nossa Biblioteca Municipal


Os profissionais da Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto passam por capacitação nesta quinta-feira (25/8). O curso é promovido pela SP Leituras – Organização Social de Cultura, programa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Os temas abordados são resultado de levantamento feito pelo órgão junto às bibliotecas integrantes do sistema.
O objetivo da capacitação, que percorre desde julho 11 cidades do Estado de São Paulo, é sensibilizar bibliotecários, agentes de leitura, professores e pessoas interessadas em narrar histórias e realizar mediação de leitura em bibliotecas públicas, salas de leitura e espaços de convivência.
A intenção é fornecer aos participantes instrumentos para produção de narrativas orais a partir de texto literário escrito, planejando a fala pública usando a linguagem em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos; dominar a leitura em voz alta, considerando a fruição da mesma; e planejar, executar e reformular, mediante avaliação, planejamento de atividades de mediação de leitura e narração de histórias.
As atividades serão ministradas pela professora Rosana El-Kadri, autora das obras das coleções “Pensar e Construir Português” e “Português Paratodos”.
Cronograma de atividades
9h às 11h – Por que leitura literária?, Em que a literatura colabora para a formação de leitores?, Leitura compartilhada de texto: Apólogo brasileiro sem véu de alegoria, de António de Alcântara Machado.
11h às 11h15 - pausa para café
11h15 às 12h30 - atividades oficina
Exemplos de mediação de leitura.
Apresentação de vídeo de formação de monitores do Fábricas.
Discussão.
12h30 às 13h50 - pausa para almoço
14h às 16h - atividades oficina
Como preparar uma atividade de mediação de leitura?
Elaboração de planejamento em grupos
 16h às 16h15 - pausa para café
 16h15 às 18h - atividades oficina

Nenhum comentário: