quarta-feira, 1 de junho de 2011

1º Encontro da Juventude, terá como tema “Juventude e Sustentabilidade”


A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio cultural do Sesc realiza na sexta-feira (3/6), das 8h30 às 17 horas, o 1º Encontro da Juventude, que terá como tema “Juventude e Sustentabilidade”. O evento vai reunir cerca de 400 integrantes do Programa Ação Jovem, destinado a pessoas de 15 a 24 anos, que frequentam os grupos das 12 unidades fixas dos Cras -Centro de Referência de Assistência Social. No local, será discutida a relação do jovem com a sustentabilidade e o consumo, por meio de diversas atividades, como bate-papo, oficinas, exibições de filmes e dinâmicas. “Acreditamos e investimos nos nossos jovens. Conhecemos suas potencialidades e sabemos que eles podem ser ótimos multiplicadores dentro de seus territórios. Aliados a isso temos um tema atual, que é a sustentabilidade. Acredito que o Encontro irá gerar ótimos frutos para os nossos jovens, suas famílias, e a saúde do planeta”, ressalta Ivani Vaz de Lima, secretária municipal de assistência social. O objetivo é fortalecer a articulação entre os jovens, conscientizando-os sobre o papel da juventude na defesa do meio ambiente, avançando em ações mais eficazes e que correspondam às necessidades dos locais de origem dos jovens, incentivando, assim, o protagonismo. “O ponto alto será o bate-papo com o biólogo Taciano Gonçalves. Por meio de exemplos práticos ele mostrará a importância do papel do jovem para a sustentabilidade e que o pensar sustentável vai além do modismo”, explica Renata Corrêa Leite Oliveira, chefe do setor de políticas para a juventude, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Dentro do segmento “demonstração”, os jovens do Cras Vila Toninho apresentam a esquete teatral “Sustentabilidade: abrindo o caminho”. Sustentabilidade foi um dos temas trabalhados 
neste início de ano, pelo Programa Ação Jovem. Durante discussões, os jovens puderam compreender o que é sustentabilidade e que torná-la possível requer conhecimentos variados e, principalmente, sensibilidades múltiplas. Dessa forma, o pensamento torna-se potencial criador e, do envolvimento dos jovens no assunto, nasce a esquete que, como obra artística pretende envolver outros jovens no mesmo pensamento, tocá-los, sensibilizá-los e, despertá-los para suas responsabilidades, para olharem-se como responsáveis pelo mundo em que vivem. 

Programação 

bate-papo
Juventude e Sustentabilidade - com Taciano Gonçalves, biólogo.
Discussão sobre ações sustentáveis e consumismo, para uma formação crítica sobre o consumo.
Às 9h30.
No Teatro.
demonstração
Talentos Jovens
Apresentação dos trabalhos realizados pelos jovens que participam do Programa Ação Jovem, em diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança e artes visuais.
Às 9h30 e às 13h30.
No Teatro.
recreação
Jogos Cooperativos
Ações realizadas em conjunto, com a proposta de integrar o grupo e promover a convivência e o bem-estar.
Às 10h30.
No Ginásio de Esportes.
oficinas
Customização
Com Lorena Dutra Amaral, design de moda.
Recicle sua roupa. Crie um visual descolado para as peças de roupa que você não usa mais.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
oficina
Lixo Doméstico: O que reciclar?
Com grupo PET Química Ambiental - Programa de Ensino Tutorial - UNESP.
Dinâmica para discutir quais resíduos são ou não recicláveis, como separá-los e qual o melhor destino do que produzimos: o lixo doméstico.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
oficina
Ambiente em Foco
Com grupo de extensão PACA – Postura Ativa Frente a Causa Ambiental -  UNESP.
Ações que podemos realizar em nosso dia-a-dia, que propiciam mudanças significativas em nosso orçamento e saúde, sem falar dos benefícios ao meio ambiente.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
oficina
Instrumentos de Percussão
Com o músico Luís Fernando Freitas.
Construção de instrumentos de percussão com materiais reaproveitáveis.
Às 14h e às 15h.
No Ginásio de Esportes.
exibição em DVD
Ilha das Flores
Direção: Jorge Furtado. Brasil: 1989, 13min.
Documentário em curta-metragem que aborda a economia que gera relações desiguais entre os seres humanos. Após a exibição haverá um bate-papo.
Às 14h30 e às 15h30.
No Teatro.
Programa Ação Jovem
O Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu 

desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado do trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, busca, por meio do Programa Ação Jovem, somar esforços para a superação da situação de exclusão e vulnerabilidade social pela qual se encontra parcela da população jovem do Estado de São Paulo, criando oportunidades para aqueles que ainda não concluíram a escolaridade básica.
Seu objetivo é promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica.
Entre os objetivos específicos estão: incentivar o retorno e/ou permanência na escola; estimular a conclusão do ensino médio; promover ações complementares; propiciar acesso a cursos profissionalizantes; e favorecer a iniciação no mercado de trabalho.
O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto.
- O período de permanência no programa é de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos, sendo o máximo de 36 meses, desde que o jovem continue atendendo aos critérios de elegibilidade do programa. 
- Por descumprimento de condicionalidade, o jovem poderá ser desligado a qualquer tempo.

Nenhum comentário: