sábado, 18 de setembro de 2010

Símbolos Oficiais da República Federativa do Brasil são retratados em selos pelos Correios

Os Correios lançaram no último dia 7 de setembro na cidade e Brasília (DF), uma quadra de selos denominada Série América: Símbolos Nacionais.
Nesta emissão, são homenageados os Símbolos Oficiais da República Federativa do Brasil: as Armas Nacionais, a Bandeira Nacional, o Selo Nacional e o Hino Nacional.
Os países-membros da UPAEP – União Postal das Américas Espanha e Portugal realizam, desde o ano de 1989, a emissão de selos denominada Série América, que tem como objetivo integrar e difundir a variada realidade dos povos que compõem a região da UPAEP. Neste ano, os países divulgam seus Símbolos Nacionais e os Correios sentem-se honrados em divulgar os símbolos pátrios oficiais, ressaltando a importância de cada um, e reavivando o dever de civilidade e patriotismo de cada brasileiro. 
Os Símbolos Nacionais, extremamente importantes para a Nação, representam o País no seu âmbito e fora do território nacional. Nossos símbolos são definidos pela Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, bem como dá outras providências. O seu uso em cerimônia, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais exigem todo o respeito que se dirige à Nação.


SOBRE OS SELOS: Os selos retratam, em uma perspectiva dinâmica, sobre um fundo dourado que exalta sua importância, os quatro símbolos nacionais do Brasil, de grande valor institucional, reconhecidos e valorizados pela população: as Armas Nacionais (com perspectiva em relevo), a Bandeira Nacional (vista tremulando), o Selo Nacional (sobre um lacre na cor vermelha) e o Hino Nacional (com o pódio, a partitura e a batuta). No canto direito de cada selo a logomarca da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP. Na criação dos selos, o artista João Guilherme utilizou as técnicas de desenho e computação gráfica.
Com uma tiragem de 600 mil exemplares, cada selo custa R$ 1,05. As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Quadra de selos: Conjunto de quatro selos iguais ou diferentes unidos pelo picote, dispostos em duas linhas e duas colunas. 


Nenhum comentário: