domingo, 9 de agosto de 2009

A Página da Vida do dia 9 do mês de agosto de 2008

Hoje 9 de agosto, Dia Internacional

das Populações Indígenas

Hoje, celebramos a existência, a diversidade e as realizações dos povos indígenas do mundo. Saudamos a luta que travam para preservar as suas culturas, proteger as suas terras e combater a discriminação. Prestamos homenagem àqueles que, sem renunciar à sua identidade, encontram um equilíbrio entre as suas tradições ancestrais e a vida moderna, num mundo em rápida transformação. E recordamos que as populações indígenas continuam a estar ameaçadas. Os seus sistemas de valores, as suas culturas e as suas maneiras de viver correm o risco de desaparecer e a sua própria existência está em perigo. Foi no dia 9 de Agosto de 1982 que o Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas se reuniu pela primeira vez. Desde então, numerosos acontecimentos deram às questões relacionadas com as populações indígenas uma maior visibilidade. Depois do Ano Internacional das Populações Indígenas, celebrado em 1993, a Assembléia Geral proclamou a Década Internacional das Populações Indígenas, com início em 1995. A Comissão dos Direitos Humanos trabalha, atualmente, num projeto de declaração sobre a proteção dos direitos dos povos indígenas e nomeou um relator especial encarregado de analisar a situação neste domínio. Mais recentemente, a criação do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas deu aos povos indígenas um
lugar na ONU. Este mecanismo, que visa reforçar as parcerias entre os povos indígenas, os Estados Membros e os organismos das Nações Unidas, deve permitir-nos transformar o lema da década -- "Parceria na Ação" -- numa realidade em matéria de desenvolvimento econômico e social, bem como no domínio do ambiente, da saúde, da educação, da cultura e dos direitos humanos. A riqueza da humanidade é a sua diversidade. Os povos indígenas fazem parte integrante da grande família humana. Têm muito de que se orgulhar e muito que ensinar aos outros membros dessa família. A proteção e promoção dos seus direitos e culturas revestem-se de uma importância fundamental para todos os Estados e todos os povos.
(9 de Agosto de 2003 - Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal).

Camilo Roberto do Carmo Fernandes

Costa e seu filho Ariel

Em homenagem ao Dia dos Pais nosso registro é para este caro amigo de várias décadas, Camilo um dos maiores conhecedores de turismo no Brasil, aqui na foto com seu filho Ariel Evídio Fernandes Costa. .

Antonio Lopes dos Santos, Carlos Gabriel de

Figueiredo, Jurandir Pedro de Freitas, Márcio

Sansão e Odécio Visintin Rossafa Garcia

Personalidades aniversariantes no dia de hoje, que constam no livro

“Quem Faz História em São Jose do Rio Preto”,

e agora também em nossa modesta página..

Para ver fotos belíssimas de indígenas e também do amigo Camilo Roberto e as biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia, basta dar um clique em cima do titulo da matéria desejada que o link te levará a edição deste dia e mês do ano passado.

Nenhum comentário: