quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Andréa del Fuego fez o último evento do Projeto Viagem Literária com “O tamanho do miniconto”







A escritora Andréa del Fuego realizou quarta-feira dia 26 de novembro, na Biblioteca “Dr. Fernando Costa”, a oficina “O tamanho do miniconto”, que integrou o projeto Viagem Literária da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Andréa é paulista formada em Publicidade, é também colunista do programa “Entrelinhas”, da TV Cultura. Durante sua carreira, colaborou com as revistas “Pesquisa Fapesp”, revista do Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória da USP, “Maire Claire”, “EntreClássicos”, “Revista do Brasil”, “Sítio” (revista literária portuguesa), “Rolling Stone”, entre outros. É autora de seis livros de ficção: “Minto enquanto posso”, “Nego tudo”, “Engano seu” (projeto contemplado com a bolsa de incentivo à criação literária da Secretaria do Estado de São Paulo), “Sociedade da Caveira de Cristal” (livro selecionado no PNBE-2009), “Quase caio” e “Os Malaquias”. Participou como autora convidada do “Encontro de Interrogação”, evento literário realizado pelo Instituto Itaú Cultural, em Buenos Aires; “Pecha Kucha Night”, evento multimídia internacional realizado pelo Instituto Itaú Cultural, em São Paulo; “Corredor Literário”, entre outros eventos voltados à literatura. Mantém o blog http://www.delfuego.zip.net/. Em sua oficina “O tamanho do miniconto”, a escritora se propõe a incentivar a produção literária com a criação de minicontos que encontram larga difusão e capacidade de diálogo com leitores através dos dinâmicos meios de comunicação como blogs e sites. Na primeira parte da oficina, Andréa deu algumas definições sobre conto. Em seguida, os participantes exercitaram a escrita de minicontos a partir de temas e imagens. Depois, discutiram os materiais produzidos. A oficina teve duração de 4 horas, com início às 14 e terminou às 18 horas. Este foi o último evento do projeto Viagem Literária em São José do Rio Preto, que durante sua realização, teve como objetivo enriquecer as ações educativas incentivando o público a ter uma proximidade maior com as bibliotecas. Em agosto, a escritora Kátia Canton realizou a oficina “Era uma vez...”; em setembro quem participou do projeto foi o escritor Menalton Braff; e em outubro foi a vez da cronista Heloísa Seixas.

Dê um "zoom" na digitalização abaixo, e leia com atenção um exemplo de miniconto de Ivana Arruda Leite, que causou o maior "frisson" entre as mulheres participantes, com o ,titulo de “RECEITA PARA COMER O HOMEM AMADO”, texto extraído do livro Falo de Mulher, Ateliê Editorial – São Paulo,2002





Nenhum comentário: