quarta-feira, 5 de março de 2008

Hoje Dia do Filatelista Brasileiro



Na década de 80 em tempos de Jornal A Notícia , um grande amigo por nome de João Carlos Ruller , conhecidíssimo nos meios filatélicos e dos correios , na entrega de sua coluna filatélica semanal, vinha sempre com livros, novos selos,e tudo relacionado a este hobby, seu cuidado com selos em apanhá-los com pinças e colocá-los no álbum especiais me estimulou naquele período e hoje graças a este amigo mantenho a minha pequena e modesta coleção.
O trabalho dos filatelistas – como são chamados os colecionadores de selos – não se resume a recolher selos e guardá-los. Trata-se também de organizá-los, separando-os de acordo com país, época, tema, variedade ou algum outro critério.
E tem mais: nem só de selos vive o filatelista. Há também carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos, por exemplo.
A Filatelia é um passatempo que mobiliza milhares de pessoas no Brasil. Estes colecionadores, ao reunirem os vestígios do dia-a-dia postal, recolhem também um pouco de história, contribuindo assim para a preservação da memória cultural de um país ou época. O hobby é tão valorizado que, em alguns países da Europa, a Filatelia chega a ser matéria obrigatória no currículo de escolas.

Nenhum comentário: