segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia Internacional do Rádio e Dia Internacional do Radialista


Dia Internacional do Rádio e Dia Internacioal do Radialista

Em 1890, o físico alemão Heinrich Rudolph Hertz comprovou, na prática, a existência das ondas eletromagnéticas, ou ondas de rádio, que, em sua homenagem, passaram a ser chamadas de "ondas hertzianas", cuja unidade de freqüência é o hertz.

Várias pessoas contribuíram com criatividade, brilhantismo de suas pesquisas e perseverança para o surgimento do rádio, o que revolucionou os meios de comunicação, permitindo que se possa escutar e interagir com um programa transmitido ao vivo de qualquer lugar do planeta.
Em 1878, o físico norteHeinrich Rudolph Hertz comprovou, na prática, a existência das ondas eletromagnéticas, ou ondas de rádio, que, em sua homenagem, passaram a ser chamadas de "ondas hertzianas", cuja unidade de frequência é o hertz.
Em 1887, o físico nort-americano Thomas Alva Edison inventou a lâmpada incandescente e o fusível. Em 1890, o físico alemão e-americano Pupin descobriu a sintonia elétrica, usada em quase todos os aparelhos de rádio. Em 1890, o físico francês Branly inventou o aparelho que capta ondas eletromagnéticas, o coesor. O engenheiro russo Popov adicionou a este um captador elétrico, para melhorar o seu funcionamento. Em 7 de maio de 1895, Popov transmitiu, recebeu e decifrou a primeira mensagem telegráfica sem fio. A experiência foi mantida em segredo, por exigência do governo russo. Também foi Popov quem inventou a antena blindada e as bobinas para evitar faíscas.
Também em 1895, na Itália, Guilherme Marconi, estimulado pelas descobertas de Hertz, produziu o primeiro aparelho de rádio da história. Em 1896, ele enviou mensagens em código Morse, à velocidade de 20 palavras por minuto, da cidade de Dover, na Inglaterra, a Viemeux, França, distantes cerca de 23 quilômetros. Com isso, obteve a patente do governo italiano, consagrando-se como inventor do rádio.
O cientista brasileiro pe. Roberto Landell de Moura, jesuíta gaúcho, iniciou suas experiências com o rádio em 1892, em Campinas, São Paulo. Em 1894, ele transmitiu sua voz a uma distância de 8 quilômetros. O governo brasileiro reconheceu seu invento somente em 1900, quando lhe concedeu a carta-patente nº 3.279.
Ao final da Primeira Guerra Mundial, surgiu a radiodifusão comercial, fundada pela indústria americana Westinghouse, que possuía um enorme estoque de aparelhos de rádio que não mais seriam utilizados pelas tropas, na guerra. A empresa instalou no pátio da fábrica uma grande antena, para transmitir música e, desse modo, incentivar os funcionários e moradores do bairro a comprar os aparelhos estocados. Desse modo, surgiu a Rádio Difusora K.D.K.A., que funcionou oficialmente a partir de 1920.
Os radialistas tornaram-se importantes a partir de 21 de setembro de 1930, quando Orson Welles transmitiu sua adaptação de "A guerra dos mundos", do romance de H. G. Wells, no programa Mercury Theatre on the air (Teatro Mercúrio no ar), de Nova York.
A Marinha começou a utilizar o rádio para manter contato com a terra, mas foi o jornalismo que percebeu a importância de transmitir e receber informações de grandes distâncias, em tempo real. Hoje, as ondas do rádio são transmitidas para o mundo todo, via satélite.

  É também 


Nenhum comentário: