quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

RP participa de levantamento sobre saúde bucal


São José do Rio Preto participa, a partir desta quinta-feira, dia 19/2, de um levantamento epidemiológico sobre saúde bucal que está sendo realizado em todo o Estado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Trata-se do projeto SB-SP 2015.
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Ana Maria Carpes Pranke, o levantamento será realizado nos meses de fevereiro, março e abril em dois setores censitários – área de abrangência da UBS Vila Mayor e da UBS do Vetorazzo, por meio de visitas domiciliares.
“A pesquisa tem por objetivo conhecer as condições de saúde bucal da população do Estado de São Paulo no ano de 2014/15, nas populações adolescentes (15-19 anos), adultos (35-44 anos) e idosos (65 anos e mais)”, explica a coordenadora.
Serão avaliados munícipes na faixa etária de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 anos ou mais, além da prevalência e da gravidade da cárie dentária em coroa e condição periodontal.
“Durante a pesquisa também serão avaliadas as necessidades de tratamento relacionadas com a cárie dentária, uso de prótese, morbidade da dor de origem dentária e dados que contribuam para caracterizar o perfil socioeconômico, a utilização de serviços odontológicos, autopercepção e os riscos à saúde bucal”, afirma a gerente.
Pesquisa
O levantamento será realizado por cirurgiãs dentistas da rede pública, por meio de visitas domiciliares, onde será realizado exame clínico e aplicado questionário para os usuários que se encontram nas faixas etárias 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos.
A pesquisa tem início nesta quinta-feira, podendo se estender até o dia 30 de abril de 2015. As cirurgiãs dentistas se apresentarão nos domicílios devidamente identificadas com crachá da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

Nenhum comentário: