quarta-feira, 22 de outubro de 2014

UBS J. Americano terá tratamento antitabagismo


 O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ter, a partir deste mês, mais uma opção de tratamento na rede para o tabagismo – trata-se da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Americano, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, que já está com inscrições abertas para os grupos.
É o quarto centro antitabagismo do município, implantado desde 2009. Os outros já funcionam nas unidades da Vila Toninho, Santo Antônio e Solo Sagrado.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo serviço já iniciou a triagem de pessoas interessadas em parar de fumar. "Os interessados devem procurar a unidade para inscrição nos grupos", afirma a coordenadora de distrito, Maria Angélica Macedo. A UBS Jardim Americano funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para informações é o 3224-9389.
Em todos os centros antibagismo do município, as equipes são formadas por enfermeira, médico clínico geral e psicóloga, todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), segundo critérios do Instituto do Câncer (Inca). 
Tratamento
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco. 
Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo. O serviço não distribui chicletes ou adesivos de nicotina. 
Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação, coordenado por uma psicóloga. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, dependência e conseqüências para a saúde.
No 1º mês, as sessões são semanais, no 2º mês, quinzenais, do 3º ao 12º mês, mensais. Após o término das sessões, se houver necessidade, o usuário pode participar ainda de grupos psicoterápicos mantidas pela própria unidade.

Nenhum comentário: