segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Secretaria da Saúde começa a vacinar contra HPV


Teve início nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra HPV, voltada para adolescentes com idade entre 11 e 13 anos. Em Rio Preto, a Secretaria de Saúde já disponibilizou a vacina em todas as 26 unidades de saúde do município. As doses também serão aplicadas em escolas da rede pública e particular.
Conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, serão encaminhados termo de recusa para os pais que não autorizarem a vacinação de suas filhas.
Simultaneamente à campanha de imunização contra HPV, a Secretaria de Saúde também deu início à vacinação contra hepatite A, que foi inserida a partir deste mês no calendário nacional/estadual de imunização da criança.
HPV
A vacina contra HPV é composta de três doses – a primeira foi realizada no último mês de março; a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira.
A expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% das 8.242 adolescentes nesta faixa etária, o que compreende 6.594 meninas. Adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina ou ainda não tenham se imunizado, poderão começar o esquema vacinal agora.
Para ser vacinada, a adolescente terá duas possibilidades: a vacinação programada em escolas ou comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, em ambas é necessária a apresentação da caderneta de vacinação.
Hepatite A
De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as crianças de 12 meses a um ano, 11 meses e 29 dias ou nascidas a partir de 01/07/2012 devem ser vacinadas contra a hepatite A. A vacina já está disponível nas 26 unidades de saúde. “Para a criança ser vacinada, basta que pais ou responsáveis compareçam com a caderneta de vacinação”, afirma a enfermeira.

Nenhum comentário: