domingo, 31 de agosto de 2014

Hoje é Dia do Nutricionista


Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde demonstram que mais de 15% das crianças brasileiras são desnutridas e que a obesidade cresce, sem controle, no Brasil. Portanto, cabe ao nutricionista escolar promover a educação alimentar das crianças.


Muitas pessoas associam, erroneamente, o nutricionista a dietas para controlar peso, não aproveitando, de fato, todos os benefícios que ele pode lhes oferecer para terem uma vida mais saudável. O nutricionista é o profissional que está apto a reeducar as pessoas, orientando-as sobre os valores nutricionais de cada alimento, sem, contudo, deixar de zelar pelo sabor, que deve ser sempre agradável ao paladar.
A frase "Nós somos o que comemos" traduz muito bem a importância que os alimentos têm em nossa vida.
A maioria das pessoas estabelece uma dieta alimentar errada, rica em gorduras supersaturadas, em sódio e calorias, ou seja, ingere grandes quantidades de frituras, sal, carboidratos e doces; com isso, perde a qualidade de vida e o bem-estar.
Para a alimentação ser saudável é preciso observar os Grupos dos Quatro Alimentos:
- Grupo 1: carne, aves e peixes;|
- Grupo 2: laticínios e ovos;|
- Grupo 3: frutas e hortaliças;|
- Grupo 4: cereais, legumes, sementes e frutos secos.
Muitas pessoas, porém, concentram-se mais em um item do que o aconselhável.
Há sérias conseqüências, sobretudo, quando o exagero ocorre no grupo 1, pois a carne vermelha, como já está provado, pode causar muitos malefícios.
Atualmente, os grupos 3 e 4 estão sendo mais valorizados, pois é sabido que frutas, hortaliças, cereais e legumes são vitais para a saúde e não têm nenhuma contra-indicação no consumo diário.
É da competência do nutricionista, com base nesses quatro grupos, elaborar cardápios para creches, hospitais, hotéis, escolas, redes de lanchonetes ou fast-food, grandes empresas, bem como supervisionar cozinhas experimentais ou participar de programas de saúde pública, para orientar a população sobre a melhor maneira de se alimentar e de aproveitar os alimentos. Muitos hospitais, academias e restaurantes estão contratando mais nutricionistas, para que seus clientes tenham uma dieta alimentar equilibrada e saudável.
Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde demonstram que mais de 15% das crianças brasileiras são desnutridas e que a obesidade cresce, sem controle, no Brasil. Portanto, cabe ao nutricionista escolar promover a educação alimentar das crianças.
Com o crescimento assustador da população mundial, os alimentos serão escassos no futuro. O nutricionista terá então um papel fundamental para solucionar esse grave problema que atingirá todo o nosso planeta. Ele saberá, por exemplo, orientar sobre a reciclagem de todo e qualquer alimento, para que nada seja desperdiçado, hábito que deve estar presente na vida do ser humano sempre, pois nunca se deve desperdiçar comida, em respeito a tantas pessoas que passam fome.

Nenhum comentário: