quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Saúde orienta sobre cuidados com escorpiões


Vedar soleiras de portas com borracha ou um pano, manter o quintal limpo, sem a presença de entulhos ou madeiras, olhar dentro de sapatos ao calçá-los e usar luvas de couros durante a prática de jardinagem são dicas simples, mas que podem evitar o ataque de escorpiões. A orientação é do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
De acordo com o biólogo e gerente do departamento, Abner Henrique de Souza Alves, o aparecimento de escorpiões é comum nesta época do ano, em que predominam as altas temperaturas. Desde o início do ano, foram 39 solicitações à Ouvidoria da Saúde para que técnicos da pasta analisassem o aparecimento dos aracnídeos em residências e terrenos. No ano passado, foram 316, 37 somente entre janeiro e fevereiro.
“Em geral, os escorpiões são encontrados na área urbana porque têm abrigo (tijolos, restos de construção, madeira e telhas) e alimentação fácil, especialmente os insetos (baratas). O escorpião geralmente se protege por meio da picada, o que ocorre se provocado por meio de pisadas ou toques”, explica Alves.
No caso de picadas, a orientação da Secretaria de Saúde, principalmente em crianças e idosos, é procurar serviço médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima à residência o mais breve possível para atendimento e avaliação da gravidade. Em Rio Preto, a referência para aplicação de soro nos casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos é o Hospital de Base.
No município predominam dois tipos de escorpião, o preto e o amarelo.
0800
Moradores de Rio Preto que necessitem de orientação ou tenham registrado a presença de escorpiões podem fazer uma solicitação direto ao Disque Saúde pelo telefone 0800-7705870, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A ligação é gratuita. “Um técnico irá até o local para inspeção e orientações”, afirma Abner.

Nenhum comentário: