quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Implantes pelo SUS serão destaque no 32º Congresso Internacional de Odontologia (Ciosp)



O projeto de implantes dentários, implantado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, será destaque durante a segunda edição do Encontro Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente, que será realizado durante o 32º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), em São Paulo, que tem início no dia 30/01 e vai até dia 02/02.
Segundo a gerente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, Heloísa Garcia Amaral, a experiência será apresentada aos participantes do evento na próxima sexta-feira, dia 31/01, durante palestra a ser proferida entre 15 e 19 horas, na Mesa X. O convite foi feito pela coordenação geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
O evento, que tem por objetivo promover a interação, discussão, avaliação dos protocolos das práticas clínicas, e gestão das equipes de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família, dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), será realizado no Expô Center Norte.
Implantes
O implante dentário pelo Sistema Único de Saúde foi implementado na rede pública de saúde em abril de 2013 e funciona atualmente no Centro de Atendimento Odontológico (CEO) Centro. Os implantes dentários são realizados por meio da fixação de um parafuso de titânio no osso (maxila ou mandíbula) para substituir a raiz do dente.
Para ser atendido, os usuários SUS deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e agendar consulta com o dentista, que vai analisar e realizar o encaminhamento para o Centro de Especialidades, se o paciente se enquadrar nos critérios do programa.
Desde a implantação do programa na rede já foram realizados 321 implantes.
“O objetivo é melhorar a funcionalidade e  qualidade de vida da população, ampliando as possibilidades de reabilitação oral e complementando programa Laboratório Regional de Próteses Dentárias (LRPD) já existentes no município”, explica a gerente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, Heloísa Garcia Amaral.

Nenhum comentário: