segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Celulares do Interior ganharão mais um dígito


A partir do próximo domingo (25), os números de telefones celulares do interior de São Paulo, com os DDDs 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19, terão mais um dígito. 
A partir da mudança, o número 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números de celular, que passarão a ter nove dígitos.
O nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para celulares de São Paulo, independentemente do local de origem da chamada. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida tem como objetivo aumentar os recursos de numeração na telefonia celular do estado.
Haverá um período de adaptação, no qual as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, mas gradualmente haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
A inclusão do nono dígito nos números de celulares já foi adotada em julho do ano passado na região com código de área 11, que abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital.
Em outubro, será a vez das cidades do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e do Espírito Santo (DDDs 27 e 28) ganharem mais um dígito nos números de celulares. Até o fim de 2016, todos os telefones móveis do país terão mais um número.

Nenhum comentário: