quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alexandre Kalache e seus Desafios do Envelhecimento: “Cidade Amiga do Idoso”

Alexandre Kalache

Alexandre Kalache, médico e pesquisador em Saúde Pública, estuda o envelhecimento há mais de 30 anos. Foi um dos primeiros especialistas a enxergar o enorme desafio que os países em desenvolvimento terão pela frente se não começarem a pensar e agir imediatamente sobre o envelhecimento da população. 
Kalache é formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante 4 anos foi instrutor de clínica médica e nos meados dos anos 1970 partiu para a Europa, onde ficou 33 anos. Nos últimos 13 anos dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde.
Trabalha como assessor para o envelhecimento global da presidência da Academia de Medicina de Nova York, no Centro Internacional de Políticas para o envelhecimento pesquisando e sugerindo melhorias na qualidade de Vida do Idoso, (projeto “Ageing in a Foreign Land”) que trata do envelhecimento de milhões de imigrantes que estão pelo mundo. 
O projeto mundial “Cidade Amiga do Idoso” também foi desenvolvido com a participação deste pesquisador.
A sua agenda nos últimos anos contempla assessorias a diversos países e municípios brasileiros.
Segundo Kalache, “uma cidade amiga do idoso estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidade para a saúde, participação e segurança, aumentando a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem”. 

SECRETARIA DE SAÚDE/SOCIEDADE DE MEDICINA E CIRUGIA/FAMERP/UNIMED /CMS/CMDI/RIO PRETO DA Violência à Convivência/Fundo Social de Solidariedade 

Em 2050, o mundo terá 2 bilhões de idosos segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 80% deles estarão vivendo em países como o Brasil. Aqui o percentual de pessoas idosas irá de 9% a 18% em apenas 17 anos (2005 a 2022).
Em São José do Rio Preto e nos municípios da Regional de Saúde (DRS XV), a população com mais de 60 anos já corresponde a 13% da população total, percentual acima da média dos municípios do estado de São Paulo.
Adequar a sociedade e estruturar as cidades da Alta Araraquarense para esta realidade é um grande desafio dos serviços públicos e privados.
 Com a presença do Dr. Alexandre Kalache em Rio Preto a Prefeitura de São José do Rio Preto, a Sociedade de Medicina e Cirurgia, a DRS XV, FAMERP, Conselhos Municipais do Idoso, Fundo Social de Solidariedade e Universidades da região pretendem ampliar a reflexão sobre o envelhecimento populacional, construindo políticas para as “Cidades Amigas do Idoso”.

Propostas deste evento:

Sensibilização dos municípios para a realidade do envelhecimento populacional;
Organização de Grupos Técnicos Intersetoriais junto aos Conselhos Municipais do Idoso com elaboração de projetos para qualificação dos municípios da Região como “Cidade Amiga do Idoso”;
Fortalecimento dos planos regionais de saúde para a pessoa Idosa coordenados pela DRS XV;
Constituição de grupos de trabalho entre as Universidades da região para discussão da formação multidisciplinar de profissionais de saúde com foco na Pessoa Idosa;

PROGRAMAÇÃO

15 de Março (terça feira)

14h30 - Articulação Regional
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto
Público Alvo: Prefeitos, Primeiras Damas e Vereadores dos Municípios da Região.

19h30 – Palestra “Os desafios do envelhecimento populacional”
Local – Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto.
Publico Alvo – Profissionais de Saúde, Conselhos de Classe,
Instituições que trabalham com idosos e comunidade.

16 de Março (quarta feira)

10h00 – Coletiva- Imprensa

11h00 – Reunião com Universidades
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto

14h00 – Oficina “Cidade Amiga do Idoso”
 municípios de São José do Rio Preto e região.
Local - Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto
Público Alvo: Secretários e equipes técnicas das secretarias e
 departamentos municipais de saúde, Assistência Social e Planejamento.

22h00 – Rede Vida de Televisão:
 Participação no programa “Tribuna Independente”
 em Rede Nacional.
Inscrições:
Sociedade de Medicina de São José do Rio Preto
Email: smc@terra.com.br 
Fone: (017) 3227 8832 (017) 3227 7577

Conselho Municipal do Idoso (CMDI)
Fone: (017) 3222 2919

Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto
  Departamento de Educação em Saúde (DES)
Email: sms.des@riopreto.sp.gov.br 

Um comentário:

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de assistir a entrevista do Dr. Alexandre no programa Sem Censura. Muito embora o tempo em televisão seja controlado, o entrevistado deu e seu recado e me chamou a atenção para o assunto envelhecer com dignidade. O Brasil não está ainda preparado para isso, luto para que o Estatuto do Idoso seja atualizado, há muitas contradições...E ser idoso no Brasil é uma chaga difícil de cicatrizar. Lamentável não se colocar um médico como o Alexandre Kalache no Ministério da Saúde, com certeza produziria muito mais do que o ministro que aí está e não tem conhecimento nenhum sobre a saúde dos brasileiros.