segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Correios homenageiam nesta terça-feira os 10 anos do Santuário da Vida com carimbo


Os Correios lançam nesta terça-feira (30), às 19 horas, no Santuário da Vida, na Rede Vida de Televisão, Rua Geraldina Verônica Batista de Camargo, 400 – Jd. Yolanda – São José do Rio Preto (SP), um carimbo postal comemorativo dos 10 anos da criação do Santuário da Vida da Rede Vida de Televisão.
O lançamento da peça filatélica, que acontecerá durante celebração eucarística, celebrada pelo Bispo da Diocese de Catanduva, Dom Octacílio Luziano da Silva, é uma iniciativa do Diretor Regional dos Correios de São Paulo Interior, Luiz Roberto Pagani, como forma de gratidão ao homem de visão e realizador de seus ideais, Sr. João Monteiro de Barros Filho, idealizador do Santuário da Vida. 
De autoria de Rosangela Rodrigues da Rocha, funcionária do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, o carimbo comemorativo apresenta ao centro a imagem estilizada de um terço, simbolizando caravanas e peregrinos vindo de diferentes locais do Brasil, juntos em um só objetivo: transmitir a Santa Missa, gesto de amor e devoção, aos milhares de lares brasileiros.   Em seu centro, a logo da Rede Vida de Televisão. Ao redor, em círculo, os dizeres: 10 ANOS DO SANTUÁRIO DA VIDA – Correios – São José do Rio Preto-SP e o período de circulação do carimbo: 30.11 a 29.12.2010, período esse em que, após seu lançamento oficial (30), ficará na Agência Central dos Correios de Rio Preto (Rua Prudente de Morais, 3057 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo após esta data encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).


SOBRE O SANTUÁRIO DA VIDA
No início era um estúdio. Quando a Rede Vida começou, há 15 anos, seu idealizador, Sr. João Monteiro de Barros Filho, decidiu transmitir diariamente a missa. Isso foi levado ao pé da letra.
Houve um tempo, nos primeiros dias da Rede Vida, que sua programação constava apenas da missa e do terço. A missa, sempre ao vivo.
A celebração da missa diária acontecia no estúdio, na sede da Rede Vida. Era uma missa para a televisão e pensada dentro das possibilidades que o espaço do estúdio permitia.
Um cenário em forma de capela foi montado e os espaços foram delimitados de tal modo que o estúdio-capela nunca ficasse superlotado e, nem mesmo, ficasse semivazio, dando a impressão de que o padre estivesse celebrando sozinho.
Os padres precisaram aprender a celebrar com as câmeras, com o teleprompter, com o jogo de luzes, com o tempo delimitado nos minutos e, o mais difícil, com o reduzido número de pessoas que formava a assembléia.

Cada um dos primeiros padres que celebrava na Rede Vida, passava por treinamentos.
Nos primeiros tempos, críticas de bispos, padres e religiosos eram frequentes e, não raro, agressivas, atingindo tanto quem preparava as celebrações como os padres que celebravam.
O povo, ao contrário, gostava, e os milhares de cartas que chegavam aos estúdios da Rede Vida, para pedir intenções, elogiavam a simplicidade e a sobriedade da “Missa da Rede Vida”, como ficou conhecida.
Com o sucesso da missa entre o povo, muitos bispos e padres começaram a pedir para celebrar na Rede Vida e, prontamente, foram atendidos. O problema era o espaço, pequeno demais.
Então o Sr. João Monteiro perseguiu o sonho de um Santuário para a Rede Vida. Homem de visão e realizador de seus ideais, chamou os melhores arquitetos de igrejas do Brasil para que, juntos, projetassem a igreja.
O projeto começou a dar os primeiros passos, e o Santuário da Vida, como ficou conhecido, foi assinado pelo internacionalmente renomado artista plástico, Cláudio Pastro, e pelas arquitetas Irmã Laíde Sonda e Rafaela Asprino. As obras tiveram início em 1999.
A inauguração do Santuário da Vida, na cidade de São José do Rio Preto (SP), acorreu no dia 30 de novembro, às 19 horas. A missa solene e a consagração do Santuário foram presididas pelo então Bispo da Diocese de Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, e concelebradas pelo Arcebispo Emérito de Botucatu (SP), Dom Antônio Maria Mucciolo, Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac), mantenedor da Rede Vida de Televisão.

O Santuário da Vida ocupa uma área de 688 m² e ganhou a “forma de tenda”, remetendo a citações bíblicas, de acordo com o Cláudio Pastro.
O Santuário da Vida é utilizado pela Rede Vida de Televisão para as transmissões diárias de missas semanais e, de modo particular, para as transmissões das missas dominicais. A construção tem capacidade para abrigar 80 romeiros, todos sentados.
Caravanas e peregrinos de diferentes paróquias e dioceses já participaram de celebração de missas semanais e dominicais. Outras tantas estão agendando presença, confirmando a tendência de que o Santuário da Vida é um local de encontro das famílias do Brasil. (Fonte: Rede Vida de Televisão).

Nenhum comentário: