domingo, 15 de agosto de 2010

Bosque da Saudade é memória aos 59 estudantes


Área na avenida Benedito Rodrigues Lisboa, esquina com Antônio de Godoy, onde jequitibás foram plantados neste domingo às 8 horas, o Rotary Club Norte e a Associação de Rotarianos de Rio Preto faz o plantio de 59 jequitibás numa área na avenida Benedito Rodrigues Lisboa, esquina com Antônio de Godoy, Jardim Vivendas, em homenagem aos 50 anos da morte de 59 estudantes em acidente de ônibus no sobre o rio Turvo. A manutenção do local, que será batizado como Bosque da Saudade, ficará a cargo do Rotary Club Norte, segundo o advogado Euphly Ponchio.
No próximo dia 22, nesse mesmo espaço os rotarianos inauguram um memorial com o nome dos meninos, numa cerimônia com apresentação da Banda da Polícia Militar de Rio Preto e Fanfarra da Escola Dom Pedro 2º. A data relembrada é triste e marcou a história de Rio Preto. No dia 24 de agosto de 1960, por volta das 20h, um ônibus fretado caiu num desvio de ponte sobre o Turvo e caiu no rio. Morreram 59 ocupantes. Eram alunos da Escola de Comércio Dom Pedro 2º, de Rio Preto, que tocavam na fanfarra da escola. Eles iam se apresentar no desfile de aniversário de Barretos.
Rio Preto caiu num luto profundo. Por toda parte se viam velórios, caixões, mães em prantos e uma tristeza geral. A praça da antiga Catedral ficou tomada de caixões durante a missa campal de corpo presente. A tragédia foi transmitida pela PRB-8, a principal emissora de rádio de Rio Preto, com locução do radialista Adib Muanis, durante toda a noite. O fotógrafo Jayme Colagiovanni passou 10 horas seguidas fotogrando a retirada dos corpos. O legista Ivan Miziara fez a autópsia das vítimas.

O compositor Joaquim Moreira criou a música ‘Rio Preto de luto’ para um período de infaustos acontecimentos na cidade: a morte do prefeito Alberto Andaló, dos deputados Bady Bassitt e Coutinho Cavalcanti, culminando com o acidente do Turvo, num espaço de um ano. Com o correr dos anos, Rio Preto foi lembrando seus estudantes. Em memória deles, foi construído um monumento na avenida batizada Dos Estudantes, em frente ao Corpo de Bombeiros. Em frente ao monumento, todo anos tem homenagem, com presença de amigos e familiares.
Há cinco anos, foi construída uma capela ecumênica na beira do Turvo, no local do acidente, para cultos, orações e bênção no mês de agosto. A iniciativa é do ex-vereador Antônio Molina, realizada desde o ano 2000. Em 2008, o Diário da Região plantou 59 árvores em volta da capela para simbolizar a continuidade da vida.
Este ano, no dia 22, domingo próximo, será celebrado ato ecumênico na capela, com a participação do compositor Joaquim Moreira que vai cantar a música feita para os estudantes. E em Barretos, no dia 24, terça-feira, uma missa vai relembrar o cinquentenário do acidente. O acidente do Turvo é considerado o maior desastre rodoviário do País. (Texto de Cecília Demian).

Um comentário:

Paulo henrique morini disse...

"Não vivi a época mas meu pai e minha mae se lembra, e fala que foi o dia mais triste em rio preto e na região. Meu pai ate hoje escuta a musica que o TIÃO CARREIRO E PARDINHO fez a homenagem a os 59 estudante. Minha curiosidade era tanta que tive que ver o documentário, "ERAM 59".
Musica e documentário, ótimo.