domingo, 2 de maio de 2010

4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto movimenta a segunda-feira com diversas atrações


A semana começa movimentada para os participantes da 4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto. Nesta segunda-feira (3/5), o evento, realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, oferece diversas atividades para os visitantes. Às 8 horas e às 14 horas, a Cia. Manoel Kobachuk apresenta o espetáculo “Traquinagens”, no espaço Palavra Sensorial. Realizado por uma técnica chamada pantomina de animação, a peça enfoca o cotidiano de um pequeno clown e de um ratinho, explorando situações naturais do universo de uma criança, a curiosidade, o medo, as conquistas, o lúdico e as fantasias. Maritza Nuñez traz, às 10 horas, “Música Poesia” para o Palavra Lúdica. Por meio de gravações, filmes e da participação ativa das crianças, a autora e compositora, que atualmente vive na Finlândia, tentará fazer com que elas experimentem o encontro entre a palavra e a música. “O Dia do Saci: Contos e Curiosidades” é o tema da oficina ministrada pelo professor Hamilton Luiz Pereira, às 15h30, no Palavra Lúdica. O Saci Pererê é o personagem central deste descontraído encontro, que tem o objetivo de despertar nas crianças o valor da nossa cultura. Para as 16 horas, está programada a palestra do jornalista e escritor Daniel Piza, “Nabuco e a Civilização Brasileira”, no Palavra Exposta. No centenário de morte do abolicionista, revela-se também o grande escritor de “Minha Formação” e “Um Estadista do Império”.
Às 19 horas, escritores e pesquisadores da teoria da literatura, integrantes da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura reúnem-se no Palavra Exposta para a mesa redonda “Fontes da Criação Literária”. Alfredo Leme Coelho de Carvalho, Salvatore D'Onofrio, Antônio Manoel dos Santos Silva, Hygia Therezinha Calmon Ferreira, Zêqui Elias e Rosalie Gallo y Sanches enfocam, do ponto de vista teórico e prático, os elementos da realidade externa e interna do escritor que influem na constituição de seus temas, tramas e personagens da ficção.
Os percussionistas do projeto Escola Viva, sob o comando de Kauê de Oliveira, apresentam-se às 19h30 no Palavra Sensorial. A Escola Viva é uma ONG, sócio-educativa, que tem por objetivo atender crianças e adolescentes, no período inverso ao escolar, oferecendo acesso à arte, cultura, esporte e educação.
O filme “O Fazendeiro do Ar – Carlos Drummond de Andrade ”, com direção de Fernando Sabino, será exibido às 20 horas, no Palavra Filmada. O curta-metragem apresenta Carlos Drummond falando de suas raízes mineiras, admirando a vista da Pedra do Arpoador e brincando de se esconder entre as pilastras do Ministério da Educação. No mesmo horário, serão exibidos também os filmes “Poesia, Música e Amor – Vinícius de Moraes”, de Fernando Sabino, e “Tieta do Agreste”, com direção de Cacá Diegues e grandes artistas no elenco, como Sônia Braga, Marília Pera, Chico Anysio e Cláudia Abreu.
Às 20h30, o Palavra Sensorial apresenta “Meninos de Ouro”, da Missão Resgate. O grupo inicia seu show apenas com o som de chocalhos. Ao longo da apresentação, outros sons vão surgindo, até formarem uma bateria de escola de samba completa.
4ª Bienal do Livro de São José do Rio Preto

Data: 3/5/10
8h Espetáculo: Traquinagens -
Cia. Manoel Kobachuk - Palavra Sensorial
10h Música Poesia -
Maritza Nuñes - Palavra Lúdica
14h Espetáculo: Traquinagens -
Cia. Manoel Kobachuk - Palavra Sensorial
15h30 Oficina: O Dia do Saci: contos e
curiosidades - Hamilton Luiz Pereira –
Palavra Lúdica
16h Nabuco e a civilização brasileira -
Daniel Piza - Palavra Exposta
19h Fontes da Criação Literária -
Alfredo Leme Coelho de Carvalho, Salvatore D'Onofrio,
Antônio Manoel dos Santos Silva, Hygia Therezinha Calmon Ferreira,
Zêqui Elias e Rosalie Gallo y Sanches. - Palavra Exposta
19h30 Apresentação Escola Viva - Palavra Sensorial
20h Filme: O Fazendeiro do Ar
(Carlos Drummond de Andrade) -
Fernando Sabino - Palavra Filmada
20h Filme: Poesia, Música e Amor
(Vinícius de Moraes) - Fernando Sabino - Palavra Filmada
20h Filme: Tieta do Agreste - Cacá Diegues - Palavra Filmada
20h30 Show: Meninos de ouro - Missão Resgate - Palavra Sensorial

Nenhum comentário: