quinta-feira, 17 de setembro de 2009

5ª Semana Nacional do Trânsito começa nesta sexta-feira discutindo todo tipo de imprudência




Começa nesta sexta-feira (18/9) a 5ª Semana Nacional do Trânsito irá discutir a imprudência. O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança e a Apatru – Associação Preventiva de Acidentes e Assistência às Vítimas de Trânsito. A abertura terá a participação da SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do jornal Diário da Região. De acordo com a programação, será proferida a palestra “Prevenção de Acidentes de Trânsito” e haverá uma apresentação de performance teatral, às 14 horas. À noite haverá blitze de atores performáticos nos bares e points da juventude, com esquete sobre a imprudência no trânsito. O objetivo é despertar nos jovens a consciência para a necessidade em se respeitar às leis de trânsito com o objetivo de prevenir acidentes. A Semana vai de 18 a 27 de setembro com palestras, debates e apresentações teatrais. Estatísticas do Banco Municipal de Dados Permanentes de Acidente de Trânsito revelam que em Rio Preto 54,5% das causas de acidentes com vítimas é resultado da imprudência e 31,8% são causados por álcool. “Queremos mobilizar a sociedade para que motoristas e pedestres respeitem as leis de trânsito. É pela educação que se constrói cidadania”, resume a coordenadora da Apatru, Antonia Aparecida da Silva. O respeito à sinalização e o combate ao abuso do álcool pelos motoristas serão os principais focos das palestras da Semana. “A única forma de mudar essa realidade é investindo na educação e conscientização e é o que vamos fazer”, informa o secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Aparecido Capello, que tem na educação para o trânsito uma das prioridades da pasta.


PROGRAMAÇÃO


18/9 -Sexta-feira

Participação na SIPAT do Diário da Região, com palestra de Prevenção de Acidentes de Trânsito e apresentação de performance teatral.

Horário: 14 horas


Blitze com atores performáticos nos bares e points da juventude, com esquete sobre a imprudência no trânsito.


19 e 20/9 – Sabado e Domingo

A Diocese de São José do Rio Preto, em continuidade à Campanha da Fraternidade 2009 – “PAZ NO TRÂNSITO”, estará comemorando a Semana Nacional do Trânsito em todas as paróquias e capelas de São José do Rio Preto e de mais 50 municípios, com orações pela PAZ no Trânsito.

20/9 –

Missa solene de Ação de Graças pelo Direito à Vida no Trânsito, celebrada pelo Padre Jarbas Brandini Dutra, com benção das chaves dos veículos.

Horário: 10 horas

Local: Paróquia da Redentora


21/9 –Segunda-feira

Realização do TEATRÂNSITO – Espetáculo Transitando na Palhaçada, participante do Festival de Teatro Juvenil Transitando -2009, da VOLVO do Brasil.

Horários: 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h

Local: Teatro Nelson Castro.

Público: Alunos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal.


22/9 –Terça-feira

Palestra Educativa para 45 crianças do Colégio Maria Peregrina.

Horário: 8h30


23/9 –Quarta-feira

Realização do TEATRÂNSITO - Espetáculo Garoto da Silva, ganhador do 1º lugar do Festival de Teatro Juvenil Transitando -2009, da VOLVO do Brasil.

Local: Teatro Nelson Castro.

Horários: 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h

Público: Alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal.

23/9 –

Café da manhã com o Comitê do Banco de Dados de Acidentes de Trânsito com Vítimas do Município de São José do Rio Preto e com o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Orlando Bolçone, para discutir o Planejamento do Sistema Viário de São José do Rio Preto para a década.

Local: Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança.

Horário: 9h


24/9 –Quinta-feira

Realização do TEATRÂNSITO - Espetáculo “O Fusquinha do Pátio Modelo”, ganhador do 2º lugar do Festival de Teatro Juvenil Transitando -2009, da VOLVO do Brasil.

Local: Teatro Nelson Castro.

Horários: 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h

Público: alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal.


25/9 –Sexta-feira

Palestra Educativa para 400 crianças do Colégio Policare.

Horário: 8h e 14h

29/8 à 25/9 – Inserção nos cultos de igrejas evangélicas de palavras de reflexão com o tema “Contra a Violência no Trânsito”.

25/9 –

Circuito do Álcool, com a participação dos instrutores dos Centros de Formação de Condutores; em parceria com o SEST/SENAT e Polícia Militar Rodoviária Estadual


27/9 - Domingo

Encerramento da Semana Nacional do Trânsito com participação no 9º Evento de Transporte e Cidadania do SEST/SENAT.

Nenhum comentário: