sábado, 18 de julho de 2009

A Página da Vida do dia 18 do mês de julho de 2008

Festival Internacional de Teatro,

somente até amanhã

Com varias digitalizações de: Homem Voa, A Princesa Diva A Divinha, As Meninasd, Digitaria, Programação do dia, DJ Bocka e A Longa Viagem.

90 anos de Nelson Rolihlahla Mandela,

guerreiro em luta pela liberdade

Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Como jovem estudante de direito, Mandela envolveu-se na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA. Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos africâners Partido Nacional apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se activo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid. Comprometido de início apenas com actos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid. Mandela foi um dos maiores líderes políticos da História Moderna.

ANIVERSÁRIO DE NELZA LINJARDI MEDINA

É uma satisfação enorme divulgar o aniversário de Nelza Linjardi Medina, ela que é casada com Jesuino Medina, mais conhecido como Tonico e residem na cidade de Marapoama SP , e que na foto esta a direita de seu marido e filho . A Nelza os parabéns pela passagem de seu niver. Congratulações!

Alceu de Assis, Antonio Luiz Pimentel,

José Bonifácio Pires dos Reis e Elias Gait

Alceu , Antonio e José personalidades atuantes em São Jose do Rio Preto e Elias pela cidade de Catanduva e que estão em livros de história de suas cidades, e agora também o registro em nossa página.

Para ver as fotos e as digitalizações das biografias de nossas personalidades aniversariantes do dia basta dar um clique em cima do titulo que o link te levará a matéria desejada.

Nenhum comentário: