domingo, 19 de abril de 2009

A Página da Vida de 19 de abril do ano passado

A PÁGINA DA VIDA DO DIA 19 (SÁBADO)
DO MÊS DE ABRIL DE 2008

HOJE DIA DOS NOSSOS QUERIDOS ÍNDIOS - Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.Comemorações e Importância da data Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

HOJE TAMBÉM DIA DE SANTO EXPEDITO - Santo Expedito foi martirizado na Armênia, ele era militar, e um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: "Hodie", que quer dizer hoje: "Nada de protelações é para já"!Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo. Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.
Oração a Santo Expedito
Pode servir também para tríduo ou novena
Ó Deus, que intercessão de Santo Expedito nos recomende
junto a Vossa Divina bondade, a fim de que,
pelo seu auxílio, obtenhamos aquilo
que nossos próprios méritos
são impotentes para alcançarmos,
Assim seja.
Nós Vós pedimos, Senhor, que orienteis,
com Vossa graça, todos os nossos pensamentos,
palavras e ações, para que eles encontrem em Vós,
seu princípio e sejam por
intercessão de Santo Expedito
levados com coragem, fidelidade e
prontidão em tempo próprio e favorável,
a bom e feliz fim.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim seja.


RECEITA DE BOLO DE MILHO - Com duas digitalizações do livro da Festa do Milho de Jaci, uma do prato principal e outra da receita fechei a página do dia 19 de abril do ano passado. Confira !

Nenhum comentário: