segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Décio Monzoni Lang, Maria José Garcia Diniz Marques e Raphael Pagliuso














Personalidades aniversariantes no dia de hoje que constam no livro “Quem Faz História em São José do Rio Preto”.

A PÁGINA DA VIDA DO DIA 29 (SÁBADO)
DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2007
FAMÍLIA TRADICIONAL DE ATIBÁIA - Um dia após o natal, minhas sobrinhas Joseane, Cássia e eu, fomos brindados com um almoço a convite de uma amiga da Cássia, a família do Dr.Jacintho Silveira , um advogado hoje aposentado e que não quer ser chamado de Dr., muito simpático que nasceu em 26/03/1.912 , casou-se com Carmém Sander (In memorium), ela de 13/02/1.907 , ele portanto 5 anos mais novo, tiveram nesta união dois filhos Antonio Ivo da Silveira e Sonia Leda Silveira ela residente em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo.Antonio Ivo contou-me que eles possuem um fecularia, inclusive tem o nome de sua mãe Sander situada na Estrada do Clube da Montanha Km.1.5 que produzem farinha de milho (aquela do cuscuz) há mais de 40 anos , e enquanto o almoço estava sendo preparado fiquei a trocar conversas com o Dr. Jacintho ele bom de prosa e tomando uma caninha artesanal feita em Piracáia , eu que sou abstênio mas não me contive vendo um ancião de 95 anos, bebericando e aproveitando o torpor da bebida , comecei a beber também e a nossa afabilidade aumentou , pena que nosso tempo é só de correria , quantas histórias aquele ancião poderia passar a mim , quantos exemplos de vida e de superação, na próxima viagem a Atibaia farei questão de visitá-los novamente e registrar os eventos que modificaram sua querida cidade.Na foto minha sobrinha Joseane Ribeiro Rodrigues, D.Maria Morales avó do Breno Oliveira dos Santos amigo novo no Orkut, outra sobrinha a Cássia Prado Beltramini e Iraídes Bueno de Oliveira.

PRATARIA CHINESA DO TEMPO DO IMPÉRIO - O que mais me chamou atenção na casa do Dr. Jacintho Silveira, foram as pratarias expostas na parede e os mobiliários: cristaleira, bufete, tager , aparador, lustres de gotas antigüíssimo. Os pratos expostos de procedência chinesa, foram trazidos pelos ingleses no século 19, pertenceram a avó do Dr. Jacintho , hoje no mercado livre valem uma fortuna , fotografei e mostro a vocês esses exemplares raros de pratos e também uma parcial da cristaleira , toda parte da casa as cortinas eram todas de crochê, por isso que minha irmã Theo ou Linda sentia tão a vontade em meio a tantos detalhes e tapeçarias, o entalhamento nas madeiras com seu rococós lembraram a minha casa em Marapoama , as cadeiras de fino requinte e de composições delicadas, mais a mesa com um esmerado almoço , mais as gelatinas e sorvetes fez a gente sentir tão à vontade , na casa desta tradicional e generosa família.

UM CANTINHO PARA REZAR E UMA RECEITA SANDER - Um outro cantinho da casa que me chamou atenção foi a religiosidade da família, um espaço todo especial para orações , rezas e ao lado uma tapeçaria enorme com a estampa de João Paulo Segundo, portando futuramente falarei mais desta família, pois fui interrompido por uma cavalhada em frente sua casa , pois sua rua é a principal frontal a Igreja , onde milhares de animais e homens desfilando e recebendo as bençãos na Igreja , e mostrando toda a beleza de seus haras e a cultura regional e sertaneja de Atibaia.
VIRADO DE BANANA
5 bananas nanicas grandes
1 xicara de chá de açúcar
3 xicaras de farinha de milho Sander
Preparação : Corte as bananas em uma panela sobre fogo brando, quando estiverem macias ,adicione açúcar e depois a farinha de milho. Mexa bem e está pronto! Sirva acompanhado de requeijão ou para rechear peixes e aves. Se porventura tiver frutas secas ou outro ingrediente de sua imaginação ,seu prato será valorizado e bem apreciado. Bom apetite!!!

Nenhum comentário: