sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Festival de Música e Artes de Woodstock, as mudanças em todas áreas da sociedade



O Festival de Música e Artes de Woodstock foi o mais importante festival de música de sua época. Foi realizado em uma fazenda em Bethel, Nova Iorque, durante os dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969 e, embora tenha sido projetado para 50 000 pessoas, mais de 400 mil compareceram, a maioria das quais não pagaram o ingresso. Participaram do evento artista ligados a diversos estilos musicais que de alguma forma se relacionavam com as propostas do movimento hippie: o folk, com seu pacifismo e sua contundente crítica social, o rock, com sua contestação ao conservadorismo dos valores tradicionais, o blues, com sua melancolia que havia décadas já mostrava as contradições da sociedade norte-americana, a cítara de Ravi Shankar, representando a presença marcante da influência oriental na contracultura, entre outros. Todo o evento provocou uma grande balbúrdia, com rodovias congestionadas e Bethel sendo ocasionalmente considerada "área de calamidade pública". O Festival de Woodstock representou um marco no movimento de contracultura dos anos 60, e foi o auge da era hippie. Para alguns, não foi somente o auge, mas também o fim do movimento, ou o início do fim. O que surgiu como contracultura, ou seja, como oposição à cultura de massas, ao estabelecido, ganhou tanta visibilidade que acabou por se tornar a cultura hegemônica entre a juventude ocidental, perdendo a essência contestatória que levava consigo para se incorporar à sociedade de consumo. Woodstock é também o nome do famoso documentário produzido por Michael Wadleigh lançado em 1970, que ganhou um Óscar de "Melhor Documentário" no ano seguinte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Actualmente trabalho na parte de pesquisa da CBV (Produtora de Televisão), para o programa de televisão "A MINHA GERAÇÃO" – em exibição na RTP1, ao Domingo à noite, em directo e apresentado pela Catarina Furtado. Trata-se de um programa de entretenimento, marcado essencialmente por uma vertente de espectáculo (música e variedades).

A música é aliás o fio condutor, que nos remete para diferentes épocas. Cada emissão é dedicada a uma década (por exemplo, o primeiro foi dedicado aos anos 80) e todos os conteúdos são ajustados a essa época – música, guarda-roupa, acontecimentos, personalidades, etc. Neste sentido, pretendemos abordar acontecimentos, personalidades, figuras públicas que marcaram Portugal, desde os anos 60 até aos dias de hoje, mas numa óptica diferente: ou seja, dando voz a pessoas que não são muito conhecidas do grande público e que têm algo de interessante/engraçado para contar sobre alguém conhecido ou no contexto de um acontecimento histórico.

De acordo com a nossa pesquisa, para uma das emissões dedicadas aos anos 60, consideramos relevante a abordagem do ponto de vista de algum português que tenha estado em 1969 no WOODSTOCK. Assim achamos interessante se incluirmos testemunhos de alguém que esteve presente e que nos pudésse mostrar um lado mais real/pessoal do que se passou. Neste sentido, solicito a sua ajuda da seguinte forma: identificação de alguma história engraçada/interessante que tenha ocorrido , história de alguém , a sua experiência, etc. O objectivo é essencialmente ter um convidado que tenha uma história interessante para contar ou até mesmo que conheça alguém que nos possa ajudar, isto claro, se não se mostrar disponível a colaborar connosco, o que para nós é sempre preferível.

Este e-mail é enviado sem qualquer compromisso sendo de sua decisão a colaboração ou não no programa da "Minha Geração" sobre os anos 60. Se necessitar de algum esclarecimento não hesite em contactar-nos. Em meu nome e em nome de toda a nossa equipa muito obrigada pela tempo que disponibilizou a ler esta mensagem.

Se souber de algum tipo de informação que seja interessante ou que permita chegar até algum presente não hesite.

Grata pela atenção, aguardo a sua melhor resposta o mais breve possível!

Cumprimentos,

Ana Carolina Gama
anokas_gama@hotmail.com