segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Dia da Abertura dos Portos (1808)



Neste 200 anos de abertura dos Portos desejamos que o dia seja lembrado em selo como este dos 150 anos dos portos Rio-Niteroi.


O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma Carta Régia. promulgada pelo príncipe regente Dom João de Portugal no dia 28 de Janeiro de 1808, em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos, no contexto da Guerra Peninsular. Foi a primeira Carta Régia promulgada pelo Príncipe Regente no Brasil, o que se deu apenas quatro dias após sua chegada, com a Família Real, em 24 de Janeiro de 1808.
Por esse diploma era autorizada a abertura dos portos do Brasil ao
comércio com as nações amigas de Portugal, do que se beneficiou largamente o comércio britânico. Foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução Industrial.
O texto marcou o fim do
Pacto Colonial, o qual na prática obrigava a que todos os produtos das colônias passassem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, os demais países não podiam vender produtos para o Brasil, nem importar matérias-primas diretamente das colônias alheias, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles.

Um comentário:

Unknown disse...

o que foi revolução do porto e quais as consequencias para o brasil?