terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Hoje é Dia Mundial de Luta contra a Aids


DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Aids é uma abreviação em inglês da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. É definida como síndrome, porque se manifesta de várias formas - surgem várias doenças sucessivas e/ou simultâneas.

A Assembleia Mundial de Saúde instituiu essa comemoração em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar na sociedade a solidariedade, a tolerância e a compreensão com os portadores do vírus da Aids. O governo brasileiro passou a adotar essa data a partir de 1988, promovendo inúmeras campanhas educativas para prevenir a propagação desse vírus.
Aids é uma abreviação em inglês da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. É definida como síndrome, porque se manifesta de várias formas - surgem várias doenças sucessivas e/ou simultâneas, devido ao enfraquecimento das defesas do organismo, provocado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
O HIV tem afinidade com o linfócito T - que é responsável pelo comando do sistema imunológico ou de defesa - e com os monócitos e células do sistema nervoso. Esse vírus se reproduz rapidamente dentro do linfócito T4, auxiliado pela proteína CD4, que se encontra em volta da célula, e os novos vírus começam a atacar outros linfócitos, destruindo-os. Dessa forma, o sistema de defesa se desequilibra e enfraquece, deixando o organismo sem condições de reconhecer os agentes invasores.
O HIV é transmitido de pessoa para pessoa de várias maneiras:
- Quando o sêmen ou fluido vaginal de uma pessoa infectada entra em contato com a mucosa do parceiro, mediante relação sexual.
- Quando uma agulha ou outro instrumento cortante com restos de sangue contaminado fere a pele de uma pessoa sãs. Por isso, os usuários de drogas correm um grande risco ao compartilharem a mesma agulha e/ou a mesma seringa.
- Quando uma mãe infectada transmite o vírus para seu bebê, por meio da placenta, antes do nascimento, durante o parto, ou mediante o aleitamento materno após o nascimento.
- Quando o suor, a lágrima, a urina ou a saliva da pessoa infectada contaminam a pessoa sã, embora sejam raríssimos esses casos. A medicina já os registrou na sua literatura mundial.
Os sintomas de uma pessoa contaminada pelo HIV, portadora da Aids, são: aumento dos gânglios linfáticos nas axilas, mal-estar geral, febre, suores noturnos, dores nas articulações e nos músculos, manchas avermelhadas na pele, no pescoço e na virilha, diarreia, fadiga, perda de peso.
A doença é diagnosticada por meio de um exame específico. Deve ser tratada imediatamente, pois, no estágio mais avançado, aparecem infecções graves que levam a pessoa à morte. Ainda não há uma vacina para a essa Aids, mas a medicação adotada, chamada popularmente de "coquetel", permite que o paciente que a recebe tenha uma sobrevida maior do que aqueles que não recebem tratamento específico, embora a síndrome ainda seja considerada incurável.

Retirado do livro:'Datas Comemorativas cívicas e históricas', Paulinas Editora.

É também 



Nenhum comentário: