sábado, 7 de dezembro de 2013

Selos marcam Temporada da Alemanha no Brasil


Os Correios lançaram no dia 3 de outubro, nas cidades de São Paulo/SP, Canela/RS, Blumenau/SC, Curitiba/PR, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Porto Alegre/RS, uma minifolha com cinco selos “Série Relações Diplomáticas: Brasil – Alemanha Temporada da Alemanha no Brasil”.


Sobre a minifolha – De autoria da design Juliana Souza, a parte superior da minifolha, apresenta uma faixa com as bandeiras do Brasil e da Alemanha entrelaçadas, formando um painel ilustrado com ícones arquitetônicos dos dois países. Na parte inferior, ao centro, destaca-se a marca da Temporada da Alemanha no Brasil e o lema “Quando ideias se encontram”. Ao fundo, em gradações de cor cinza, foi aplicada a frase “Alemanha + Brasil”. Cada um dos cinco selos representa um pilar da parceria entre os dois países. Turismo foi representado pela arquitetura germânica localizada em Curitiba/PR e em Canela/RS; Ciência & Educação pelo apoio alemão aos projetos de tecnologia e de educação; Economia pelo navio cargueiro, alusivo ao comércio bilateral, e o automóvel, que remete à indústria automobilística estabelecida no País, com as engrenagens simbolizando as indústrias alemãs que aqui se instalaram; Política pela imigração alemã, com a figura de Hermann Blumenau, e ícones da cidade por ele fundada, a Ponte de Ferro e uma construção em estilo enxaimel; Cultura pelo dramaturgo Bertolt Brecht, que influenciou textos e montagens teatrais nacionais. No fundo de cada selo, há um painel de microletras com a inscrição “Alemanha + Brasil”. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica.
Foram impressas 150 mil minifolhas, com valor facial de R$ 2,75 cada selo (R$ 13,75 a minifolha) e pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
HISTÓRICO
A Alemanha e o Brasil têm uma longa história de mais de 500 anos de relações e encontros, cujas conquistas formaram a base sólida da atual parceria estratégica e intensa amizade. Uma parte importante, com certeza, foi a imigração alemã, que aconteceu em muitos lugares, especialmente no sul do Brasil. Deverão ser lembrados também os muitos exploradores e cientistas alemães, que a partir do século XIX contribuíram para a exploração do Brasil, ou as primeiras empresas que se estabeleceram há cerca de 200 anos. Por último, e não menos importante, a Alemanha e o Brasil instituíram há mais de 142 anos relações diplomáticas. Hoje, a Alemanha tem uma densa rede de instituições e todas as principais instituições econômicas, científicas e culturais estão representadas no Brasil, assim como mais de 1.000 empresas alemãs. Os intercâmbios e a cooperação em todas as áreas e níveis são variados e intensos. Estas relações tornaram-se cada vez mais profundas.
Assim, para festejar esta parceria, a Alemanha organiza, de maio de 2013 a junho de 2014, pela primeira vez uma “Temporada da Alemanha no Brasil”. A Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente alemão Joachim Gauck assumiram o patrocínio desta iniciativa.
Sob o lema “Quando ideias se encontram”, a Alemanha será apresentada no país inteiro por meio de uma quantidade sem precedentes de eventos, simpósios e exposições, em todas as suas facetas: economia e política, ciência e tecnologia, estilo de vida e educação, esporte e sociedade – a Alemanha em 360 graus. O pressuposto para a ampliação das relações no século XXI é que o Brasil e a Alemanha aprendam a se conhecer cada vez melhor. Por isso, a iniciativa da “Temporada” pretende ajudar a fornecer uma imagem atual, multifacetada e autêntica da Alemanha, além de preparar as bases para uma amizade ainda mais estreita e baseada na mútua confiança.
Esta série de eventos dará a oportunidade de apreciar o que já foi alcançado conjuntamente, dar visibilidade à diversidade e à amplitude dos contatos entre os dois países, e contribuirá também para ampliar essas parcerias e dar novos impulsos à bem sucedida cooperação entre a Alemanha e o Brasil.
É exatamente isso que se pretende expressar com a edição especial da presente série de selos. Pelo portrait de Hermann Blumenau, fundador da cidade brasileira de Blumenau, por exemplo, foi honrada a história comum. Outros motivos destacam a participação da Alemanha em projetos de desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos naturais. Com isso, miramos a atual cooperação exitosa e o futuro das relações bilaterais.
Na “Temporada da Alemanha no Brasil” será celebrado, junto com todos os brasileiros, um festival de ideias para moldar um futuro comum! (Fonte: Wilfried Grolig - Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil).



Nenhum comentário: