Os Correios lançaram no dia 14 de dezembro, nas cidades
de São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ
e Maringá/PR, cinco selos homenageando centros de competição do
esporte nacional: O Hipódromo da Gávea – Jockey Club
Brasileiro/RJ, o Kartódromo Ayrton Senna/SP, o Estádio Jornalista
Felipe Hanriot Drummond/Mineirinho/MG, o Autódromo Internacional
Nelson Piquet/DF e o Velódromo da Prefeitura de Maringá/PR.
O desafio no projeto dos selos consiste em integrar
visualmente categorias distintas de esportes. Mantendo o mesmo padrão
visual, cada selo foi dividido em três partes: no canto superior
esquerdo, aparece uma ilustração representando a atividade que
caracteriza cada centro: hipismo, corrida de kart, voleibol,
automobilismo e ciclismo. Na segunda área, à direita, aparece uma
representação gráfica do circuito ou vista superior do espaço.
Abaixo, na terceira área, aparece uma fotografia de cada local de
competição. Com arte de J. Carlos Braga, as imagens dos selos foram
trabalhadas no estilo de ilustração e efeito fotográfico digital.
Cada selo tem tiragem limitada de 48 mil unidades (240
mil selos, no total) e valor facial de R$ 2,00.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências
e na loja virtual dos
Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
Histórico
Hipódromo
da Gávea – Jockey Club Brasileiro
Fundado
em 1932, na cidade do Rio de Janeiro, com a fusão do Derby Club, que
funcionava onde hoje é o Estádio do Maracanã, e do Jockey Club
que, desde 1926, já estava no Hipódromo da Gávea, surgiu o Jockey
Club Brasileiro.
A primeira diretoria do clube teve como presidente o Sr.
Linneo de Paula Machado, responsável pela construção da bela sede
da Gávea, com projeto do francês, radicado no Rio de Janeiro,
Francisco Couchet, e do brasileiro Archimedes Memória. A obra é
considerada um marco arquitetônico único da cidade.
Em 6 de agosto de 1933, foi realizado no Hipódromo da
Gávea o primeiro Grande Prêmio Brasil, com premiação de 300
contos de réis. Como vencedor desse páreo histórico sagrou-se o
tordilho Mossoró, levando ao delírio os torcedores presentes
naquela tarde. Na mesma época, instituíu-se o Swepstake, famosa
loteria de cavalos, de grande sucesso na Europa.
De todos os Grandes Prêmios realizados em diversos
hipódromos brasileiros, o GP Brasil continua sendo, até hoje, a
prova mais importante do turfe nacional. (Fonte:
Jockey Club Brasileiro).
Kartódromo
Ayrton Senna
O
Kartódromo Municipal de Interlagos, inaugurado em 1970, é palco das
mais importantes e tradicionais competições latinoamericanas, sendo
o preferido da maioria dos kartistas, por conta do seu traçado
seletivo. Muitos dos principais pilotos brasileiros começaram a sua
carreira nesse circuito, entre eles o tricampeã Mundial de Fórmula
1, Ayrton Senna. E foi em homenagem a esse ídolo do esporte nacional
que o Kartódromo recebeu o seu nome em 1994.
O circuito tem extensão de 1.150 metros, com largura de
5 metros e um total de 12 curvas – 8 para a direita e 4 para a
esquerda. Além disso, os usuários da área contam com 61 boxes,
arquibancada para 1 mil pessoas e um espaçoso estacionamento. Sua
pista, de desenho ambicioso, tem capacidade para além do traçado
oficial, para ser adaptada a outros 10 diferentes circuitos. O espaço
é o mais procurado pelos pilotos da categoria para a realização de
treinos. (Fonte: São Paulo Turismo –
SPTuris).
Estádio
Jornalista Felipe Hanriot Drummond/Mineirinho
Fruto
de um projeto ambicioso e inovador, o Estádio Jornalista Felipe
Hanriot Drummond, o Mineirinho, com seus 80 mil m² é, atualmente, o
maior ginásio poliesportivo coberto do Brasil. Desde a sua
inauguração, em 15 de março de 1980, o Mineirinho se tornou um dos
principais palcos do esporte brasileiro.
O primeiro passo para a edificação de um ginásio
poliesportivo coberto em Belo Horizonte partiu da Administração de
Estádios do Estado de Minas Gerais (ADEMG), autarquia do Governo de
Minas, quando, em meados de 1971, por determinação do governador
Rondon Pacheco, nasceu o projeto do “Palácio dos Esportes”, que
o povo denominou Mineirinho, a exemplo do seu irmão maior, o
Mineirão.
A escolha do local para a construção do Palácio dos
Esportes não foi em vão. Construído ao lado do Mineirão,
formou-se, assim, com o Centro Esportivo Universitário e a Hípica,
um complexo olímpico, na região considerada o principal
cartão-postal da capital mineira, a Pampulha.
O conjunto do Mineirinho foi projetado como uma
estrutura circular em concreto, com o diâmetro de 144m, divididos em
oito blocos interligados. São, ao todo, nove níveis, com 35 metros
de altura em seu ponto mais alto.
O Mineirinho recebe as principais competições do
esporte especializado, como a Copa do Mundo, Superliga e a Liga
Mundial de Vôlei, Liga Futsal, competições de Basquete, Judô,
Handebol, Jiu-Jítsu, além de abrigar diversas federações
desportivas de Minas Gerais. O Palácio dos Esportes é famoso pelas
constantes quebras de recordes de público nessas modalidades
esportivas.
Comprovando a excelência de uma das mais importantes
casas de eventos do estado, o Mineirinho recebe, também, eventos
culturais, religiosos e feira de artesanato. Os mais consagrados
artistas nacionais no ápice da carreira tiveram passagem obrigatória
pelo Mineirinho, palco também dos maiores shows internacionais de
Belo Horizonte. (Fonte: Ricardo Afonso Raso,
Diretor-Geral da Administração de Estádios do Estado de Minas
Gerais – ADEMG).
Autódromo
Internacional Nelson Piquet
O
Autódromo Internacional Nelson Piquet começou a ser construído em
12 de maio de 1972,
sendo inaugurado dois anos depois, em 03 de fevereiro de 1974, com
o nome de Autódromo Internacional Presidente
Médici.
Foi projetado pelo engenheiro Samuel Dias, que fez um
circuito misto, contendo uma extensão de 5.475,58m, distribuído em
seis curvas para a esquerda e seis para a direita e a maior reta tem
750m. É considerado até hoje como um dos melhores traçados do
mundo.
Sua inauguração deu-se em uma corrida de Fórmula 1,
vencida pelo piloto Emerson Fittipaldi. Em dezembro de 1996, o
Autódromo recebeu outra prova internacional, desta vez com a
categoria BPR - Gran Turismo, com vitória do piloto Nelson Piquet,
carioca de nascimento, mas brasiliense de coração e morador da
cidade desde a infância. Piquet inclusive foi arrendatário do
Autódromo por aproximadamente 10 anos. Como forma de homenagear o
tricampeonato do piloto nos anos de 1981, 1983 e 1987, em 1988 o
espaço ganhou o nome de "Autódromo Internacional Nelson
Piquet".
A história do Autódromo ficou marcada também pela
lendária prova de 1000 km de Brasília, que contou com a
participação de grandes pilotos nacionais e internacionais.
(Fonte: Herlison Ronan F. da Silva,
Diretor do Autódromo Internacional Nelson Piquet).
Velódromo
da Prefeitura de Maringá
Inaugurado
em 2008, o Velódromo da Prefeitura do Município de Maringá-PR,
mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer, é um local de
treinamento do Clube Maringaense de Ciclismo, também usado pela
Confederação Brasileira de Ciclismo. Atualmente, entre 50 e 60
ciclistas utilizam o espaço.
Possui uma escolinha para público infanto-juvenil na
faixa etária de 10 a 14 anos, com aproximadamente 245 alunos
matriculados, sendo que 90% dos equipamentos utilizados nas aulas são
cedidos pela Associação Maringaense de Ciclismo.
Durante o período de funcionamento, o velódromo já
recebeu o Campeonato Brasileiro Adulto e o Brasileiro de Juniores, e
as provas dos Jogos Abertos do Paraná. Com frequência recebe a
seleção Brasileira para treinamentos. (Fonte:
Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá).
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